A Democracia em Xeque
Por Belarmino Mariano
Jair Bolsonaro (Sem Partido), vêm há meses, tentando encontrar um time para dar um Golpe Militar, contra o Brasil e suas instituições democráticas.
Hoje tivemos mais uma demonstração, mesmo que vindo de grupelhos de ultra-direita, que apoiaram a eleição de Bolsonaro e que alimentam o desejo em fechar o Congresso Nacional e STF, além de impor censura a imprensa e manter Bolsonaro como o líder de um governo antidemocrático.
Temos que invocar o artigo 85 da Constituição: atentar contra o "livre exercício do Poder Legislativo e do Poder Judiciário" e contra "o exercício dos direitos políticos, individuais e sociais".
Como o presidente vive seu pior isolamento político, sem partido e demonstrando falhas em suas faculdades racionais, se coloca como contrário a todas as orientações sobre a pandemia do Covid-19.
Em seu discurso aos manifestantes que defem um novo Ai-5, Bolsonaro deixou claro que defende uma intervenção militar. Nesse caso, cometeu crime de responsabilidade (Lei 1.079/53), pois apoiou o ataque aos demais poderes da República, fato que se agrava, quando um dia antes, fez declarações contra o presidente da Câmara dos Deputados Rodrigo Maia (DEM) e o Governador de São Paulo, João Dória (PSDB).
Esperamos que as forças democráticas desse país, estejam unidas, pois, nesse exato momento, ao se dirigir para um ato público em Brasília, que pedia o fechamento do STF e do CN, fazer discurso de apoio aos manifestantes, colocou o presidente na linha do crime de segurança nacional e feriu a Constituição do Brasil.
#ForaBolsonaro
#RespeitoaDemocracia
#FiqueEmCasa
(Fotos Bernardo Mello):
Comentários
Enviar um comentário