Bactérias, Fungos, Vírus, Epidemias e Pandemias.
Fiz um pequeno levantamento em redes sociais e descobri que, ao longo da história humana, o convívio social concentrado em cidades, a falta de higiene coletiva, ausência de água tratada e redes de esgoto e a pobreza extrema, nos levou a proliferação de doenças infectocontagiosas, transmitidas pelo ar, água e animais, como ratos, mocegos, bactérias e vírus, transformando os seres humanos em vetores para a propagação das doenças que, em alguns momentos vivaram epidemias e pandemias, com milhões de mortos em pouco espaço de tempo.
Estamos vivendo um desses momentos críticos, em que milhões poderão morrer por Coronavirus (Covid-19), mesmo existindo um gigantesco sistema de saúde mundial e grandes avanços da ciência médica e farmacológica. Claro que algumas epidemias foram provocadas como atos de guerras, com o propósito de provocar baixa nos exércitos inimigos, outras foram por disputas econômicas e comerciais.
Aqui segue uma pequena lista das principais epidemias e pandemias já registradas:
A Peste Bubônica pode ter surgido no Século VI. Com mais de 25 milhões de mortos. Origem da bactéria Yersinia pestis, tendo como transmissores os ratos e pulgas.
No Século XIV houve uma segunda pandemia da Peste Bubônica que ficou conhecida como Peste Negra. Levou cerca de 50 milhões para a morte, principalmente na Europa.
No século XIX, houve um novo surto e matou mais de 12 milhões, principalmente na Índia e China. Ainda hoje existe casos, em especial no continente africano. Ou seja, temos uma bactéria milenar e que mesmo existindo antibióticos, nunca existiu a cura. Isso faz com quê, as pessoas ainda sejam contaminadas, em especial os grupos em estado de vulnerabilidade e pobreza, vivendo em locais insalubres, sem atendimento sanitário, com rede de esgoto e água tratada.
A Cólera é uma Bactéria (Vibrio cholerae) transmitida por água e alimentos contaminados. Causa infecção intestinal aguda e leva a morte. Existem registros do século XII, em território asiático, tende se estendido para a Europa entre os séculos XVI e XIX. A Pandemia de Cólera no Século XIX se espalhou pelo mundo, da Índia/ China ao Oriente Médio, África e Europa que transmitiu para as Américas.
Vírus da Varíola Século XVI a XIX.
Ocorreram epidemias na Europa e foi transmitida para as Américas, provocando genocídio em populações indígenas. Milhões de pessoas morreram e grupos sociais inteiros foram extintos. Esse foi um dos piores impactos dos colonizadores contra os povos nativos das Américas.
Além da Varíola, existe o sarampo, caxumba, rubéola, catapora, etc. Todas já causaram epidemias e provocaram milhões de mortes em todo o mundo. Já existem vacinas, mas os riscos aumentam muito em periferias urbanas. Estas doenças ainda são comuns em continentes como Ásia, Oceania, Africa e América Latina.
Gripe russa
Subtipo do vírus: H2N2
Número de mortos: até 1,5 milhão de mortos
Temporada: 1889-1890. Até o imperador D. Pedro II foi acometido. Os vírus são tão perigosos quanto as bactérias e os fungos, pois estes se propagam pelo ar ou pelo contato entre as pessoas contaminadas, através de espirros e outros tipos de mucosas.
Gripe Espanhola
Subtipo do vírus: H1N1
Mortos: 100 milhões
Temporada: 1918-1919. Pode ter surgido desde 1848. A grande pandemia durou apenas um ano, mas atingiu todos os continentes. Em 1919, o presidente Rodrigues Alves, presidente do Brasil morreu com a H1N1. Como foi no período da Primeira Guerra Mundial, primeiro caso pode ter sido nos Estados Unidos, que manipulava gases, bactérias e vírus como armas de destruição, mas o primeiro país a registrar o caso foi a Espanha que deu origem ao nome. Na Europa, palco da Primeira Guerra Mundial, os alemães passaram a usar diferentes tipos de gases, o que levou seus inimigos ao uso de vírus, fungos e bactérias como o H1N1.
Gripe asiática
Subtipo do vírus: H3N2
Número de mortos: até 2 milhões
Temporada: 1957-1958. O número de mortos é a demonstração de epidemia e demonstra uma sequência em mutação.
Gripe de Hong Kong
Subtipo do vírus: H2N2
Mortos: até 3 milhões.
Temporada: 1968-1969. Vale salientar que na década de 1970 já existiam importantes avanços médicos e farmacêuticos. Mesmo assim, as pandemias continuaram ocorrendo, pois em diferentes países do mundo, a pobreza e as desigualdades sociais e econômicas levaram bilhões de pessoas a viverem a extrema pobreza.
Coronavirus
Subtipo do vírus: Covid-19. Esse novo vírus já se propagou para todos os continentes e já existe mais de 1 milhão de pessoas contaminadas.
Número de mortos: Quase 50 mil mortos em três meses. apesar de ter sido registrado inicialmente na China, ainda não se sabe a exata origem do vírus. Existem algumas teorias da conspiração que apontam para a ideia de guerra comercial entre Estados Unidos e China, mas os impactos do vírus pelo rápido e crescente processo de propagação, tem levado a Organização Mundial da Saúda a propor o isolamento social, prática que reduz a curva de crescimento do vírus, mas causa fortes impactos na economia e isso vem obrigando os governos a cumprirem o importante papel do Estado, em proteger seus cidadãos e empresários
Temporada: 2019 - ...
Nesse momento de pandemia por Covid-19, o melhor é #FicarEmCasa
Fontes:
Comentários
Enviar um comentário