Campina Grande pode decretar lockdown

Por Flávio Guimarães
Pela primeira vez, o advogado e secretário de saúde de Campina Grande, admitiu que o Prefeito pode decretar lockdown,  inclusive atendendo sugestão de comitê científico.

Caso se concretize o lockdown, fica evidenciado que o secretário de saúde do Estado, Geraldo Medeiros, tinha razão, quando alertava que se não fosse mantido o distanciamento social e o maior controle de alguns "gargalos" na cidade, a Rainha da Borborema poderia enfrentar o colapso no sistema público de saúde.

É bom lembrar que o Prefeito esteve a ponto de decretar a flexibilização do comércio, não tendo efetivado sua decisão por conta de uma "recomendação" do Ministério Público.

Também é bom lembrar que a PMCG não adotou medidas mais efetivas para garantir o distanciamento social.

Não se resolveu o problema das feiras livres e nem tampouco do funcionamento "clandestino" de lojas no centro da cidade. O Prefeito não teve pulso firme para adotar as medidas mais rígidas no momento adequado. Pelo contrário, só não abriu o comércio por receio dos eventuais problemas legais.

Há época, muita gente defendia que o comércio deveria ser liberado. Que a economia iria "quebrar". Muitos, inclusive, seguiam alinhado com Bolsonaro, no sentido de subestimar a realidade, desdenhando da Pandemia.

Resultado:

Agora, o secretário de saúde fala da possibilidade de lockdown. Essa medida extrema e radical somente será adotada porque não passamos de 45% de distanciamento social.

Você que tripudiou e seguiu falando de "gripezinha", está satisfeito?

Você sabe que se não for adotada medida mais radical e urgente, em breve o sistema público de saúde entra em colapso?

Por conta da atitude insana de muita gente e face à pouca determinação do Prefeito na tomada de decisões nos momentos adequados, pode faltar leito, inclusive para quem chamava a pandemia de "resfriadozinho".

Quero saber o que você que defendeu a tal flexibilização e até tripudiou da pandemia, vai abrir mão de uma vaga de UTI para deixá-la para quem há mais de sessenta dias está em casa, respeitando a orientação e a determinação quanto ao distanciamento social.

Na minha opinião, cada morte por COVID 19 tem o carimbo das pessoas que foram responsáveis pela expansão exponencial do vírus em nossa cidade.

Falta de pedido e de aviso não foi...

https://paraibaonline.com.br/2020/05/comite-cientifico-recomenda-lockdown-imediato-em-campina-e-joao-pessoa/

há cerca de 15 dias, quanto o Prefeito Romero Rodrigues já estava disposto a flexibilizar o comércio

https://paraibaonline.com.br/2020/05/comite-cientifico-recomenda-lockdown-imediato-em-campina-e-joao-pessoa/

Comentários

MAIS POPULARES

MEIO AMBIENTE E ECOLOGIA POLÍTICA: 40 anos de (des)encontros ambientais em um capitalismo predatório.

Trump: Que Tiro Foi Esse?

GEOPOLÍTICA: UM SÉCULO DE FASCISMO E SUAS MARCAS NA ATUALIDADE

É Possível Simplificar a Dialética de Marx?

Geopolítica - 75 anos de Guerra entre Israel e Palestina

AGASSIZ ALMEIDA - A Difícil Despedida de um Revolucionário.

Esquerda Unida Derrota o Fascismo Francês.

/A/Colheita de Ilusões

Recado para o Deputado Gustavo Gayer

A Destruição dos Cultivos de Oliveiras por Soldados e Colonos de Israel é o mesmo que arrancar a Alma e o Coração do Peito dos Camponeses Palestinos.