Endemia, Surto, Epidemia e Pandemia. O que os números do mundo capitalista não revelam?


Por Belarmino Mariano.
Os economicistas consideram a economia frágil e instável e os infectologistas consideram a vida vulnerável as doenças infectocontagiosas.
Os economicistas acham que uma crise econômica será o fim de tudo. Os infectologistas compreendem que uma pandemia se não for controlada pode ser o fim de nossas vidas.
A doença as vezes é endêmica, quando ocorre em um determinado lugar ou região, com pouca propagação.
As doenças endêmicas as vezes ocorrem em surtos. Quando ocorre um grande e rápido número de casos na região endêmica da doença.
Em alguns casos, as doenças endêmicas, quando atingem o surto, se transformam em epidemia, ultrapassam as fronteiras da região, se propagado para outras regiões, estados e são registrados em todo o país. Nestes casos, os registros de infectados e mortos já ultrapassam as estatísticas médias dos surtos e endemias. 
As vezes, uma epidemia pode se concentrar em uma grande região, se propagando para zona rural e urbana, se espalhando pelos diferentes bairros em diferentes cidades.
A Pandemia acontece quando uma epidemia se espalha de forma desordenada, com elevados números de infectados e mortos, ultrapassando, milhares e milhões de casos, propagados por centenas de países.
A Pandemia é o mais grave estágio de propagação de uma doença, que pode ser transmitida por vírus, bactérias, fungos, bolores, leveduras, etc. No caso dos vírus, estes são intracelulares parasitários e mutantes.
A transmissão pode ocorrer através da ar, água e alimentos e objetos contaminados. Pode se propagar através de uma pessoa infectada, que contamina outras pessoas.
Vale ressaltar que muitos micro-organismos são benéficos a saúde humana. Mas, os causadores de doenças, dependendo da forma e propagação, em questão de horas, dias ou meses, podem se transformar em surto, epidemia e pandemia.
O Que os números não revelam?
No caso da pandemia mundial de coronavirus (Covid-19), com mais de 3,7 milhões de casos e 264 mil mortes, demonstram apenas a ponta do iceberg. Basta levar em consideração o Brasil.  Em meados do mês de abril ocupava 12* colocação em dados mundiais. Em apenas 15 dias já é o número 6 do mundo. 
Como o Brasil não faz testes suficientes e não registra todos os óbitos do Covid-19 de maneira correta, talvez nem temos ideia da dimensão dos números.
Quando observamos países  latino-americanos, africanos, asiáticos e da Oceania, que estão em situações médico sanitária e econômica, piores que o Brasil, imagem o que os números não revelados podem dizer sobre a real situação do Covid-19 no mundo?
Um vírus intracelular, mutante e parasita não entende de sentimentos ou emoções humanas. Os cemitérios estão lotados, corpos são colocados em caminhões frigoríficos e o sentimento de morte/pêsames está virando uma coisa banal.
Alguns dos nossos governantes, como o presidente Jair Bolsonaro,  em nome da economia, age como os vírus sem emoções. Nega a gravidade e insiste na reabertura do comércio e demais atividades econômicas. Faz declarações grosseiras, atrapalhando a quarentena e estimulando aglomerações.
Assim é o Capitalismo, como um vírus, age na lógica da exploração dos homens e da natureza. O números da pobreza absoluta em países capitalistas, são encobertos pela fantasia das mídias e do consumo de poucos. Por trás das cortinas do capital, a economia só existe graças ao trabalho do proletariado. Sem trabalho não há economia, logo, a vida da economia é o nosso trabalho. O nosso trabalho é a riqueza acumulada ao longo de séculos e séculos.
Os números na atualidade encobrem a real situação da grande crise humanitária que nosso planeta passa. Insuficiência médico sanitária, pobreza absoluta, fome, desemprego e concentração absurda de renda e bens de Capital.
Trabalhadores do Mundo Revoltaí-vos!
Não cedam a lógica economicistas capitalista. A vida é muito mais importante que qualquer economia pervesa. A economia não é a vida. 
Quem controla as atividades econômicas, explora a vida, através do trabalho e do consumo para a subsistência dos trabalhadores.
No caso Brasileiro, os dados econômicos e políticos já estavam colapsados e em crise, bem antes de qualquer pandemia. O atual governo fez um pacto com países que querem guerras, como Estamos Unidos contra a Somália, Venezuela e outros. Ou Israel que em plena pandemia ataca e bombardeia a Faixa de Gaza.
Os planos capitalistas falharam, o Covid-19 é uma bomba de dento do próprio sistema, para gerar o caos, enquanto montam novas formas de exploração e opressão. 
Por enquanto, as guerra em curso, a desinformação e as mentiras alimentarão o sistema, enquanto o vírus ceifará milhões de vidas e as nossas estão nessa gigantesca lista dos que defendem a vida econômica das gigantescas corporações.
#FicaEmCasa.
#UseMascar
#ForaBolsonaro.

Comentários

MAIS POPULARES

Geopolítica no Oriente Médio - Israel, Faixa de Gaza e Irā.

A Geopolítica de Donald Trump - da Teoria do Caos a Distopia Política

Leão XIV, o Novo Papa entre o Vermelho, Preto e Branco.

Lula Tem Muitos Inimigos

Presidente da Nigéria Responde Com Firmeza a Sanções e Toma Medidas Contra os EUA

GEOPOLÍTICA: UM SÉCULO DE FASCISMO E SUAS MARCAS NA ATUALIDADE

BRASIL - o Café Nosso de Cada Dia, o Leite Derramado, os Horfrutis Jogados ao Lixo e os Pintinhos Triturados.

"Trump Ataca o Brasil e Fica Numa Sinuca de Bico"

Fux e o Juridiquez a Serviço da Extrema Direita.

Trump Não Indicou Embaixador Para o Brasil, Desde Sua Posse e Arranhou as Relações Diplomáticas Entre as Duas Nações.