Mensagem de uma laranja pocã

Por: Joana Belarmino de Sousa*

Hoje recebi um e-mail de uma laranja pocã. Foi assim: Recebi minhas frutas das compras de sexta-feira, e, depois de higienizar todas, resolvi me sentar para comer uma laranja pocã.

Estranhei que ela se apresentasse com uma casca muito mole, mas sei que essa característica é própria das laranjas pocã. E antes que você pense que laranjas pocã usam banda larga, deixe eu lhe explicar:

O software das laranjas pocã é menos convencional. Elas não precisam de provedores. O seu software envolve duas rotinas simples: Descascar/comer.

Pois bem, descasquei a fruta, e logo ao primeiro gomo, apareceu a mensagem, numa cor cinza: “Hoje não haverá suco”.

Decodificar um mail de uma laranja pocã é simples. Você vai decifrando as sílabas por entre a língua e os dentes.

Decifrei a mensagem e pensei otimista: O suco virá nos próximos gomos. Mas qual! Em todos os gomos, a mesma mensagem se apresentou, em sua cor cinza:”hoje não haverá suco”!

No começo eu quis protestar, mas aos poucos, apossou-se de mim uma tristeza resignada. Num planeta onde não temos cuidado com nossas florestas, com nosssos rios; num planeta onde nossos oceanos são verdadeiros monturos gigantescos de plásticos e todo tipo de poluição; num planeta onde bifes suculentos são forjados numa indústria cruel e desumana; num planeta onde todos os tipos de substâncias químicas ameaçam a vida; num planeta onde o egoísmo é a principal forma de convivência entre os humanos, nesse planeta, as laranjas pocã podem revoltar-se, podem nos negar seu suco saboroso, podem nos mandar e-mails telegráficos, e-mails redundantes,numa espécie de alerta para o que estamos fazendo com nossa mãe Gaia.

Em cada gomo, li a mensagem da laranja pocã, e numa reverência à sua casca rugosa, lhe pedi perdão. Lhe pedi perdão e agradeci pela mensagem. Emgoli o seco daqueles gomos e vim aqui, contar isso a você.

* Joana Belarmino é Doutora em semiótica pela PUC/SP, Mestre em Sociologia pela UFPB, Graduada em Jornalismo pela UFPB e Professors de Teoria da Comunicação da UFPB.

Fonte: barradosnobrailer.net

Comentários

MAIS POPULARES

MEIO AMBIENTE E ECOLOGIA POLÍTICA: 40 anos de (des)encontros ambientais em um capitalismo predatório.

Trump: Que Tiro Foi Esse?

GEOPOLÍTICA: UM SÉCULO DE FASCISMO E SUAS MARCAS NA ATUALIDADE

É Possível Simplificar a Dialética de Marx?

Geopolítica - 75 anos de Guerra entre Israel e Palestina

AGASSIZ ALMEIDA - A Difícil Despedida de um Revolucionário.

Esquerda Unida Derrota o Fascismo Francês.

/A/Colheita de Ilusões

Recado para o Deputado Gustavo Gayer

A Destruição dos Cultivos de Oliveiras por Soldados e Colonos de Israel é o mesmo que arrancar a Alma e o Coração do Peito dos Camponeses Palestinos.