O Fantasma do Comunismo
Será que existem fantasmas? O que será o fantasma do comunismo e porque os brasileiros acreditam nele?
Governos autoritários ou ditatoriais sempre se utilizam de propagandas paranóicas e do medo para controlar a sociedade.
No Brasil, essa paranóia do comunismo remonta as décadas de 1950 a 1960, período pós Segunda Guerra Mundial e início da "Guerra Fria", quando o governo Norteamericano passou a propagar uma guerra ideológica anticomunista, inclusive interferindo em governos do mundo inteiro.
No Brasil essa propaganda foi intensiva e governos populares foram derrubados para a implantação de Ditaduras, com o discurso de que estavam combatendo uma ameaça comunista.
Foi assim em dezenas de países como Argentina, Uruguay, Paraguay, Chile, entre outros.
Entre 1964 a 1985 foi implantada um terrível Ditadura Militar, com o fechamento do congresso nacional e o fim dos direitos democráticos. A grande ameaça era esse fantasma comunista, que através de forte propaganda, ganhou o imaginário social e todas as vezes que a direita ver o seu poder ameaçado por um candidato popular, este é tachado de Comunista e uma forte propaganda ganha as mídias.
Foi assim, contra Luiz Inácio Lula da Silva, durante três eleições seguidas. Foi assim contra Dilma e foi assim contra Fernando Haddad na última eleição.
O mais interessante é que, foi no único momento político em que o Lula e a Dilma assumiram o governo, vistos como comunistas, que houve melhoria de vida para o povo.
Será que esse fantasma do comunismo ainda vai continuar a amedrontar o povo?
Será que já aprenderam com esse governo Bolsonaro do mal, que o fantasma comunista é um fantasminha camarada que sempre quiz o nosso bem?
Será que o fantasma do comunismo vai se voltar contra o Papa? Pois o que já ouvi de católicos acusando o Papa de Comunista é assustador.
Comentários
Enviar um comentário