Novas Denuncias de Crimes de Bolsonaro no Tribunal de Haia



Por: Mídia Ninja

Com novas evidências de crimes, entidades estrangeiras aumentam a pressão e pedem que a procuradoria-geral do TPI (Tribunal Penal Internacional) acelere o exame das denúncias contra Jair Bolsonaro.

A nova petição, entregue nesta semana, foi proposta por instituições europeias que apresentam indícios de crimes contra a humanidade por parte do presidente brasileiro por conta da destruição da Amazônia e das ameaças aos povos indígenas. Os documentos são acompanhados, desta vez, por mais de um milhão de assinaturas de pessoas, pressionando pela ação contra Bolsonaro.

Para sustentar as novas denúncias, as entidades citam o aumento da taxa de desmatamento, chegando a mais de 13.000 km² em apenas um ano (contra 10.851 km² em 2019/20). Segundo eles, dados publicados pelo Inpe (Instituto Nacional de Pesquisa Espacial) mostram que, nos dois primeiros meses de 2022, a destruição florestal impactou uma área três vezes maior do que o mesmo período em 2021. O grupo cita ainda decretos que irão alimentar mais o desmatamento, facilitando a mineração de ouro na Amazônia.

O documento ainda traz um estudo de Thomas E. Lovejoy e Carlos Nobre, apontando como o contínuo desmatamento aumenta o risco de a floresta ser convertida em ecossistemas de savana, liberando os vastos estoques de carbono da Amazônia para a atmosfera e ampliando ainda mais a mudança climática e seus impactos.

Via @jamilchade_oficial

Comentários

MAIS POPULARES

MEIO AMBIENTE E ECOLOGIA POLÍTICA: 40 anos de (des)encontros ambientais em um capitalismo predatório.

Trump: Que Tiro Foi Esse?

GEOPOLÍTICA: UM SÉCULO DE FASCISMO E SUAS MARCAS NA ATUALIDADE

É Possível Simplificar a Dialética de Marx?

Eleições dos Estados Unidos é Tudo a Mesma Coisa?

Recado para o Deputado Gustavo Gayer

Esquerda Unida Derrota o Fascismo Francês.

AGASSIZ ALMEIDA - A Difícil Despedida de um Revolucionário.

/A/Colheita de Ilusões

Extremos Climáticos, Crimes Ambientais e Acidentes Automobilísticos.