O Brasil e a Assustadora Matemática do Covid-19
Imagem das redes sociais. |
Por Belarmino Mariano Neto
Esse curto artigo se utiliza do método de análise comparativa, a partir de dados estatísticos, com base em três países, China, Brasil e Estados Unidos. Queremos compreender como estes países trataram a pandemia do Covid-19 em relação as suas populações relativas. Informamos que foram inclusos os dados de Taiwan, território chinês, que tratou a covid-19 aos moldes dos países ocidentais e não seguiu os mesmos protocolos adotados pela China Continental.
População dos Estados Unidos - 330 milhões de pessoas
Covid-19 - 97,7 milhões de casos e 1,1 milhão de mortes.
População da China Continental - 1.412.000.000 (1 bi 412 milhões de pessoas).
Covid-19 - 1,1 milhões de casos e 5.226 mil morte.
*Se incluirmos Taiwan, com 23 milhões de chineses, esse número cresce um pouco.
Covid-19 -7,14 milhões de casos e 11.843 mortes. mesmo assim, os dados totais da China continental e insular chegam a 8,2 milhões de casos e aproximadamente 17.069 mil mortes.
Covid-19 - 1,1 milhões de casos e 5.226 mil morte.
*Se incluirmos Taiwan, com 23 milhões de chineses, esse número cresce um pouco.
Covid-19 -7,14 milhões de casos e 11.843 mortes. mesmo assim, os dados totais da China continental e insular chegam a 8,2 milhões de casos e aproximadamente 17.069 mil mortes.
População estimada do Brasil - 215 milhões de habitantes.
Covid-19 - 34,7 milhões de Casos e 687.000 mil mortes.
Ou seja o Brasil representa 3% da população mundial e contaminou cerca de 11% da população mundial, aproximadamente 35 milhões de pessoas e matou quase 700 mil por covid-19. Estes dados são uma tragédia mundial para um único país, quando comparamos com o restante do mundo.
A China sozinha, representa um quinto da população mundial, sendo o mais populoso, com mais de 1.4 bilhões de habitantes, mais em se tratando da pandemia da covid-19, praticou todos os protocolos sanitários internacionais, fez rigoroso isolamento social, conseguindo realizar um dos mais exitosos controles da pandemia, daí os números tão baixos, tanto de contaminados quanto de óbitos.
Os dados da China, incluído Taiwan, colocam o país com a maior população do mundo em um patamar relativamente baixo, com menos de 18 mil mortos, enquanto o Brasil beira aos 690 mil mortos. Com os atrasos na compra de vacinas, com o descarte na fabricação de uma vacina brasileira e com o negacionismo de B0ls0n4ro chegamos em primeiro lugar, no pior trato com a pandemia da covid-19 em escala mundial, dados que condenam o governo brasileiro diante da OMS.
O Brasil que é a 13ª maior economia mundial, ocupa o 14º lugar no ranking mundial de mortes por covid-19, ultrapassando os Estados Unidos que se encontra em 15º colocado e os mais de 190 países, incluindo-se aí a Índia segundo pais mais populoso do mundo e dezenas de países africanos, asiáticos, da Europa, Oceania e da própria América Latina. No Brasil, já são mais de 3.214 mortes por 1 milhão de habitantes.
Se compararmos os dados do Brasil, com o dos Estados Unidos, temos outra grande surpresa. Naquele país, cuja a saúde é completamente privada, o trato com a pandemia do covid-19 também foi um dos maiores desastres em números absolutos. Mas se proporcional ao Brasil, aqui ainda foi pior, pois lá a população, além de melhores condições de vida, numericamente é quase o dobro da nossa, com mais de 115 milhões de habitantes a mais que no Brasil.
Esse lamentável quadro da pandemia no Brasil, se compararmos apenas três países no mundo, se torna dramático e assustador, mas o nosso desgoverno tenta esconder ou escamotear a triste realidade, criando diariamente factoides e mentiras para desviar o verdadeiro debate sobre o descaso com a saúde, educação, segurança e bem estar social.
O pior dado foi apresentado pelo Instituto Butantan (12/08/2021) em que, cerca de 96% do número de óbitos no Brasil, foi de pessoas que não tomaram a vacina. Muitos não tomaram devido ao atraso do governo na compra das doses e outros simplesmente não tomaram devida a forte campanha do presidente, que negou a importância em se vacinar, publicando mentiras a respeito dos riscos em se vacinar ou ele próprio, sugerindo tratamento de rebanho com medicamentos que não tinha eficácia cientifica confirmada contra o covid-19.
Na atualidade, enquanto milhões de brasileiros se contentam em discutir sexo dos anjos, moralismo fajuta e hipocrisia religiosa, seguida por temas como aborto, banheiro unissex em escolas, opção sexual de LBTQIA+, presença do presidente em lojas maçônicas e fakes de pedofilia divulgadas pelo próprio presidente e ex-ministros. O grande e desastroso desgoverno, passa ileso da verdadeira e dramática questão da pandemia do Covid-19, que ainda contamina e mata pessoas todos os dias, inclusive crianças e adolescentes não vacinados.
Além da pandemia tivemos o escândalo de corrupção na compra de vacinas, constatada pela CPI da covid-19. além do atraso proposital do governo na aquisição de doses para vacinar as pessoas, o que pode ter provocado a morte desnecessária de pelo menos 400 mil pessoas, além dos milhões de sequelados e de famílias inteiras que perderam país e/ou mães, gerando um gigantesco contingente de órfãos.
Os outros escândalos em plena pandemia, foi a aprovação de um Orçamento Secreto, controlado pelo Centrão para a escandalosa compra de votos em todos os Estados Brasileiros, enquanto o governo só queria aprovar uma ajuda de apenas 200 reais para os mais pobres durante a pandemia. Tivemos o escândalo dos crimes ambientais e a desvalorização do real frente ao dólar como justificativa de uma crise econômica provocada pela pandemia, quando na verdade se tratou de ações econômicas anteriores como a dolarização de nosso mercado interno, o que provocou inflação, desemprego e desordem social para além dos milhões de atingidos pelo covid-19.
Fontes:
https://www.poder360.com.br/coronavirus/brasil-e-12o-em-ranking-de-mortes-proporcionais-pela-covid/
https://butantan.gov.br/noticias/no-brasil-96-das-mortes-por-covid-19-sao-de-quem-nao-tomou-vacina--so-imunizacao-coletiva-pode-controlar-a-pandemia
https://www.google.com/search?q=covid+nos+estados+unidos&oq=&aqs=chrome.2.35i39i362l8.111997244j0j15&sourceid=chrome&ie=UTF-8
https://www.google.com/search?q=estat%C3%ADsticas+da+pandemia+de+covid-19+no+brasil&sxsrf=ALiCzsb5Xau7dFdVmZrB6gvtYGX_tLAtaQ%3A1665986459595&ei=m-9MY6v5I52j1sQPz5ifuAI&oq=estat%C3%ADstica+da+covid+no+brasil&gs_lcp=Cgdnd3Mtd2l6EAEYATIGCAAQBxAeMggIABAIEAcQHjIICAAQCBAHEB4yBAgAEB46CAgAEAUQBxAeOgoIABAFEAcQHhAKOggIABAFEB4QDUoECEEYAUoECEYYAFDHCFjYL2CURGgBcAB4AIABsgGIAfMTkgEEMC4xNpgBAKABAcABAQ&sclient=gws-wiz
https://www.google.com/search?q=estat%C3%ADsticas+da+pandemia+de+covid-19+no+mundo&sxsrf=ALiCzsaIySHlLj0-e8A1wfAP2dw1oIK6dQ%3A1665986569278&ei=CfBMY_XSEI3V1sQP-f6psAo&ved=0ahUKEwi1-6XNy-b6AhWNqpUCHXl_CqYQ4dUDCA4&uact=5&oq=estat%C3%ADsticas+da+pandemia+de+covid-19+no+mundo&gs_lcp=Cgdnd3Mtd2l6EAM6BAgjECc6BggAEBYQHjoFCCEQoAE6CAghEBYQHhAdSgQIQRgBSgQIRhgAUP8EWPwhYMgqaAFwAHgAgAHeAYgBtRGSAQYwLjEzLjGYAQCgAQHAAQE&sclient=gws-wiz
Comentários
Enviar um comentário