Paradoxos bíblicos do Velho Testamento
Por Belarmino Mariano -
Paradoxo 1 - O Criador
Deus criou o homem e o colocou em um jardim, depois criou a mulher de sua costela e lhe colocou no mesmo jardim para não se sentirem sós. Ai Deus proibiu o homem e a mulher de comerem o fruto da árvore da sabedoria e do conhecimento do bem e do mal, que se encontrava no centro do jardim. Precisava criar a cobra?
Paradoxo 2 - O Carente
Se Deus é todo poderoso, qual a necessidade de reverência e temor das suas criaturas a Ele? Qual a sua necessidade em querer ao mesmo tempo, o amor, o temor e a obediência inquestionáveis?
Paradoxo 3 - O Castigador
Deus criou o homem e a mulher e lhes deu total domínio sobre os reinos animal e vegetal. Mas em pouco tempo perdeu a confiança em sua criação e lhes expulsou do paraíso.
Paradoxo 4 - O investigador
Se Deus conhece o que existe no coração do homem, por qual motivo Ele procurou Adão no Jardim, para lhe questionar se teria comido do fruto proibido?
Paradoxo 5 - O Politeísmo
Deus diz: - Façamos do homem a nossa imagem e semelhança. Se Deus é único, com quem conversava no momento em que criava o homem?
Paradoxo 6 - A Punição
Se por terem comido do fruto proibido, Adão e Eva haviam se tornado como Deuses, conhecedores do bem e do mal, Deus então os expulsou do paraíso para que não conseguissem comer do fruto da árvore da vida eterna?
Paradoxo 7 - O Arrependimento
Deus, mesmo chateado com Adão e Eva, permitiu que eles tivessem filhos e nasceram Cain e Abel. Depois Deus permitiu aos irmãos pastorear e cultivar a terra, mas não se satisfaz com as suas oferendas na mesma proporção. Por ciúmes e inveja, Cain matou Abel. Deus puniu e amaldiçoou Cain, por matar Abel, depois Deus se arrependeu e abençoou Cain.
Paradoxo 8 - O Confuso
Deus se arrependeu de ter criado o homem, então preparou um grande Dilúvio sobre a Terra, aí se lembrou de Noé que era um homem bom, em sonho, lhe mandou um anjo indicando que Noé construirse uma arca de salvação para sua família e as espécies de animais e plantas existentes. Noé se tornou o homem do arrependimento de Deus em destruir sua própria criação?
Paradoxo 9 - O Monoteísmo
Se Deus é o único criador do céu, da Terra e de todos os seres vivos, com quem conversava em vários trechos da Bíblia? Em que medida só implicou com os humanos, para a obediência, o temor e o amor como exigências inquestionáveis?
Paradoxo 10 - A Comunicação
Como a cobra sabia sobre o fruto proibido e em que código de linguagem convenceu Eva a provar e oferecer o fruto proibido para Adão?
Paradoxo 11 - A Mágica
Como Noé convenceu os diferentes animais a entrarem na arca? Como os animais da Oceania, Américas e polos, cruzaram os mares, montanhas e gelo para chegar em tempo até a arca de Noé?
Paradoxo 12 - O Chantagista
Quem é esse Deus que cria e castiga a sua criação, que exige obediência, sacrifício, oferendas, temor e amor incondicional? Quem é esse Deus que envia pestes, dilúvios e castigos para um povo, enquanto elege outro povo para proteger? Quem é esse homem que acredita em um Deus manipulador de seus pensamentos, de seus sentimentos e de suas vontades?
"Deus está morto!" (Nietzsche).
Ciência, Razão e Pensamento Crítico, muitos acreditam que esses são os responsáveis pela morte de Deus.
Será? Acredito que só pode morrer o que tem vida.
Logo, Deus é apenas uma invenção humana que existe enquanto essência do pensamento.
Quem mata Deus são as religiões que se utilizam mal dessa essência filosófica dos seres humanos.
O que gosto da Filosofia budista é o fato de que, nem admitem a existência de Deus.
Ao pregar Deus como algo utilitário e a serviço de vontades e desejos humanos, Deus perde o sentido de existir.
Ao pregar um Deus rancoroso e castigador que escraviza os fiéis a segui-lo cegamente, afastam multidões da suposta existência de Deus.
A quantidade de invenções de Deuses é tão grande que a humanidade e sua longa linhagem já criou e já distribui milhões de deuses.
Nem tudo que sou é pensamento, nem tudo é razão. Sentimentos, emoções, desejos, vontades, necessidades.
Enquanto não me descubro, me desfaço, me despedaçado do que acho ser.
Tomo uma caneca de café imaginário e os enigmas da cafeína se transformam em pensamentos suaves, uma sensação de alegria me toca a alma e sinto as pontas dos teus dedos tocando a minha pele nua.
Desejo mais e mais, em um frenesi de emoções, que se misturam com a vontade de te querer.
Mas é tudo pensamento em uma sensação mental, de um pensar estimulado, pois sei das distâncias que nos separam e do abismo que é te encontrar.
Lamentável, esse despertador, esse acordar com vontade de te querer e essa sensação de ter vivido tudo o que a mente projetou em sonho.
Nas fendas e brechas do meu pensamento, mergulho fundo em querer te encontrar, mas o que vejo é uma penumbra, um cintilar de desejos que projeto em minhas entranhas mentais.
Por Belarmino Mariano, imagem das redes.
Comentários
Enviar um comentário