Zema, não será xenofobia e separatismo fascista que quebrará o Brasil.

Por Belarmino Mariano
O governador golpista zEma (MG) fala por si e pelos golpistas, pois o Estado de Minas deu ampla vantagem para Lula e os grandes centros urbanos do Sudeste deram grande vitória pró Lula. 
Além do golpismo fascista, do ódio e xenofobia regional (preconceito geográfico de lugar), como afirma o prof. Durval Muniz, agora o governador golpista de Minas falou de separatismo, como se tentar destruir a Unidade Federativa do Brasil, represente a destruição dos valores democráticos e da Soberania Nacional brasileira.
Esse é o pior caminho e a pior saída para os grupos de direita e de extrema direita do Brasil, em um mundo globalizado e geopolíticamente instável. 
Uma coisa é certa, os Estados do Nordeste são muito mais unidos e preparados na defesa dos seus interesses do que uma possível fragmentação territorial do Brasil.
O que vai ter de mineiro querendo cidadania nordestina. Sei não. Será que zEma vai tá preparado pra perder todo o Norte de Minas para o Nordeste, pois o Vale do Jequitinhonha é Nordeste, mesmo estando em Minas.
O que vai ter de gaúcho e carioca querendo cidadania nordestina? 
Já vejo o êxodo de Nordestinos de Minas, São Paulo e Rio de volta para a terrinha. Com o fim do trabalho escravo, será que vão conseguir competir com o Nordeste!
Como diz Luiz Gonzaga, voltaremos como nortistas e a URSAL finalmente será implantada.
Será que zEma sabe que o Nordeste sozinho cresce mais que o Brasil, o Sul e Sudeste? Será que zEma sabe que o Nordeste como um pais independente superaria pacicamente esse neocolonialismo regional e se tornaria um grande país. 
O bom é que já daria para implantar o Socialismo sem problemas ideologicos, pois aqui a galera gosta do vermelho.Também seríamos país membro do BRICS e, certamente, o Brasil neoliberal de zEma, sairia do BRICS, ou não, pois com os governos desastrosos da extrema direita, certamente a esquerda chegaria ao poder no Brasil do zEma.
Com mais de 1,55 milhões de km2 seríamos o 18' maior pais do mundo. Na Americana do Sul, o Nordeste seria o 3' maior e em toda a América Latina, seria o 4' maior, perdendo apenas para Brasil, México e Argentina.
Em termos populacionais com quase 58 milhões de pessoas, seria o 24' mais populoso do mundo, o 2' da América do Sul e o 3' da América Latina. Mas cerca de 15 milhões de Nordestinos que poderiam voltar a pátria mãe, com certeza esses números mudariam rapidamente.
Em termos econômicos com um PIB de um trilhão seria o 48' economia do mundo e  a 4' América Latina, perdendo apenas para Brasil, México, Colombia e Argentina.
Apurando a fala de zEma, ele disse que pretende juntar os Estados do Sul e do Sudeste contra a esquerda. Essa soma do governador quer colocar 7 Estafos contra 19, lembrando que o DF fica no Centro-Oeste, Esse novo país do zEma, além de pequeno, poderá perder muito, tanto em escala Nacional, quanto internacional.
Imaginem juntar os PIB's do Norte, Nordeste e Centro-Oeste?  Pensem na quantidade de nortistas, nordestinos e pantareiros voltando para suas regiões de origem, diante do eminente separatismo zemista?
Nem falei de Cultura, pois seria humilhação para outros. Imagoo carnaval, São João, boi, reggae, festas de reisados. Imagina em relação ao turismo, praias, cidades historicas, sítios arqueológicos, potencial energético e demais atividades. Imagina as grades areas urbanas, com destaque para Salvador, Recife e Fortaleza?
Alguém avisa ai pra o Zema que já existe no Congresso Nacional um Projeto engavetado para tornar o Nordeste independente. É só botar pra moer.
Como dizem os poetas populares, Braulio Tavares e Ivanildo Vila Nova, "imagina o Brasil ser dividido e o Nordeste ficar independente?"
Vai estudar geografia zEminha pra não ficar sugerindo idiotices. Vai que os Nordestinos gostam dessa ideia maluca. Aí acaba essa exploração neocolonialista contra os nordestinos.
Nas é importante entender essa fala do governador zEma, n sse momento político em que seu líder, Bolsonaro, que já se tornou inelegível até 2030 e, se encontra em vias de ser preso, por dezenas de crimes cometidos durante seu governo.
ZEma quer se colocar como o líder da vez, em uma nova disputa para presidente. Mas para quem pretende governador um país das dimensões do Brasil, no mínimo, ele deu um tiro um pé.
Tirar o Nirte e o Nordeste do Brasil, será colocar o Brasil fora do cenário globalizado. O Brasil sem o Nirte e o Nordeste, será com um Chile ou uma Colômbia na economia globalizada. Perderá sua liderança de potência continental e regional da América Latina. Quem gastaria que isso acontecer? Os Estados Unidos adorarian isso. Será que zEma é mais um infiltrado dos interesses imperialistas no Brasil?
#fascistasnaopassarao 
#xenofobiacrime 
#GolpistasNãoPassarão 
Por Belrmino Mariano (prof. De geopolítica da UEPB).

Comentários

MAIS POPULARES

MEIO AMBIENTE E ECOLOGIA POLÍTICA: 40 anos de (des)encontros ambientais em um capitalismo predatório.

GEOPOLÍTICA OU GLOBALIZAÇÃO INTERROMPIDA?

É Possível Simplificar a Dialética de Marx?

Geopolítica - 75 anos de Guerra entre Israel e Palestina

AGASSIZ ALMEIDA - A Difícil Despedida de um Revolucionário.

BIOGEOGRAFIA: O JUMENTO É UM MITO

A Destruição dos Cultivos de Oliveiras por Soldados e Colonos de Israel é o mesmo que arrancar a Alma e o Coração do Peito dos Camponeses Palestinos.

Palestina na Idade das Trevas

Paradoxos bíblicos do Velho Testamento