O Afinador de Sanfona e os Limites das Esquerdas Brasileiras
O afinador de sanfona, gaita ou acordeon é a mesma pessoa. Um instrumento de teclados, mas que funciona a base da pressão do ar, através de fole.
O fole é ondulado e o ar circula a partir de duas caixas, geralmente de madeira, que comprimem ou expandem o ar, na medida em que o sanfoneiro abre e fecha o fole.
Quando Portugal e Espanha colonizaram as Américas, trouxeram consigo este instrumento e posteriormente, imigrantes italaianos alemãs, poloneses e outros também trouxeram seus acordeons ou gaitas, como comumente chamam.
No Nordeste brasileiro, as sanfonas se espalharam e deram as notas para o desenvolvimento do forró, xaxado e baião. Estes ritmos se tornaram a base músical dos festejos juninos.
Afinador de sanfona é uma coisa rara, são bem poucos, super especialistas, assim como enterro de anão ou agulha em um palheiro.
Olhando as redes sociais e o avanço de Fake News, ataques de ódio e violência política contra alguns grupos mais à esquerda, que quase nem reagem, nem parece que somos a maioria nesse país e elegemos o presidente.
As bolhas da extre direita conseguem em questão segundos, replicar uma notícia falsa, com a ajuda dos sistemas e redes que impulsionam as ideologias da direita.
A galera da esquerda, quando posta alguns feitos e conquistas do governo Lula, primeiramente, são bloqueados pelas IA dos sistemas, depois, quase ninguém reage positivamente as nossas postagens.
Outra coisa a observar, muita gente identificada com a esquerda, não posta, não compartilha e nem comenta as mensagens de esqueda.
Uma fake sobre Lula, em questão de horas, atinge milhões de visualizações, curtidas, comentários e compartilhamentos.
Quando algo de Lula é compartilhado, em dias ou semanas e não passa de alguns milhares de ações.
Parece até que o pessoal da esquerda age como se fosse superior ou estivesse acima dessa política que circula fortemente nas redes sociais.
O alerta ou a questão central é: alguém sabe afinar uma sanfona? Alguém sabe que sanfona, acordeon ou gaita é uma coisa só, guardadas apenas algumas proporções e termos regionais de origem?
A gente vai ao Sul do Brasil e se depara com esse mundo da gaita e/ou acordeon e com eles e suas tradições europeias da Alemanha, Itália, Polônia e outros, também trazem uma forte concentração de neonazistas, neofascistas, extremistas de direita ou se quiserem, fundamentalistas cristãos que acham que Israel é cristão. Por aí o pessoal da esquerda vive sufocado, sofre todos os tipos de preconceitos e perseguições.
Aqui no Nordeste e até certo ponto, mas ao Norte, se concentra um pessoal da sanfona e do forró, que tem uma tendência a votar no presidente Lula, mas nos outros cargos como governadores, senadores, deputados, pregeitos e vereadores, terminam votando nos representantes das oligarquias tradicionais e isso acaba minando o presidente lá em Brasília e nos Estados e grandes municípios.
Como diz o amigo Gilson Babilak Bah "ou a gente se Rauni ou a gente se Sting". Acorda Brasil, pois existe um exército de golpistas, estrangulando o governo, com pesquisas mentirosas e degradação da imagem do nosso presidente.
Belarmino Mariano, imagem das redes sociais (Pinterest).
Comentários
Enviar um comentário