Para os Negacionistas a Geografia é uma Ciência Perigosa.
De acordo com o Portal Noticia Sustentável, mais de 20% de todos os biomas brasileiros foram desmatados durante o governo Bolsonaro (2019-2022).
O Portal "O Eco" destaca em vermelho os grandes alertas de 2020 como o ápice do desmatamento e queiramas atingindo dados preocupantes. Se tratarmos de venenos que foram liberados durante o governo Bolsonaro, que agora estão diluidos nas águas das anchentes, esses números são muito preocupantes.
O mapa mostra o que resta, considerando o macro bioma da floresta amazônica que foi a área mais atingida nos últimos anos.
O pesquisador Ricardo Cardim, fez um levantamento do que resta da Mata Atlântica no Sul do Brasil e é assustador, pois foi a área mais atingida pelo agronegócio, em especial nos últimos 50 anos. Os mapas de Cardin, tem uma grande mancha verde, que é território argentino, se pegamos do norte do Paraná até o sul do Rio Grande do Sul, restam pequenas reservas ambientais.
Hoje fiz questão de assistir ao Globo Rural e escutei a seguinte frase: "Os impactos que o desastre climático provocou para o agronegócio".
Vocês conseguem analisar o sentido dessa frase? Isso é a completa inversão dos responsáveis ou culpados pelo que aconteceu. De acordo com a reportagem, os grandes produtores gaúchos são as vítimas, os que tiveram prejuízos por causa das enchentes.
Essa é a narrativa da grande imprensa ou do jornalismo profissional. Eles precisam está de dentro, precisam cobrir tudo e a principal ideia é focar em pequenas propriedades, em famílias isoladas no campo. Mas quando falam sobre pecuária, sobre produção de leite, aí os dados são bilionários.
se você clickar nas imagens, verá em destaque o Parque Estadual Morro do Diabo e Reserva Biologica das Perobas. Destaco essas duas áreas, pois são poucos remanescentes e no entorno, temos propriedades desmatadas para a agropecuária de grande impacto.
Se os "jornalistas profissionais sérios", de grandes redes de comunicação, encobrem os responsáveis ou culpados diretos pelo prolongado e continuado desmatamento, queimadas e ocupação despreocupada dos impactos ambientais, parece até que é um desastrena Natural e todos saíram perdendo.
Se nas redes sociais, blogueiros e políticos da extrema direita propagam fakes news, negando a ciência, negando o aquecimento global e as mudanças climáticas, tudo vira uma grande, resta pouco a ser feito.
Se os grupos religiosos, também nefacionistas, jogam tudo para o final dos tempos, para o apocalipse e para os castigos de Deus, fica quase impossível, alguém acreditar na ciência e na dura realidade dos fatos.
Por Belarmino Mariano. Imagens das redes sociais.
Comentários
Enviar um comentário