Claudia Sheinbaum Pardo: Aliança de Centro-Esquerda Elege a Primeira Mulher Presidente do México.

Por Belarmino Mariano.

Claudia Sheinbaum Pardo: Aliança de Centro-Esquerda Elege a Primeira Mulher Presidente do México.
A História do México está se refazendo em cada processo político eleitoral, ampliando sua autonomia frente as pressões da extrema direita Norte-americana e mexicana, e fortalecendo a Democracia e os partidos de esquerda na América Latina.

Claudia Sheinbaum é uma professora, Cientista Política, Física, com mestrado e doutorado em Engenharia Energética e foi eleita pelo MORENO (Movimento de Regeneração Nacional), uma frente partidária socialista de centro-esquerda. Que lembra tendência politicas brasileiras (Psol, PT, PSB, PCdoB, entre outros). 
Oriunda do Partido Revolução Democrática (PRD), fou militante do Movimento Estudantil Universitário e entre 2015/2017 foi prefeita da cidade de Tlaplan e depois da cidade do México. Essa nova vitória também é o reflexo do seu apoiador, Presidente Andrés Manoel Lopes Obrador (AMLO), com aprovação em mais de 60% em seu excelente governo.

Claudia Sheinbaum era Prefeita da Cidade do México e também estava muito bem avaliada em todas as pesquisas, mesmo com fortes campanhas difamatórias e de fake news, mais cravou uma vitória com mais de 58% dos votos, contra 28% de sua adversária Xóchitl Galvéz.

Os Mexicanos deram a vitória para uma acadêmica, uma cientista política, uma Física e isso indica um governo que irá prezar pela "paz, seguranca, democracia, liberdade e justiça", como afirmou em seu programa de governo, a mais nova presidenta do México.

Essa eleição, 14 anos depois, lembra a vitória da presidenta Dilma Rousseff (PT), primeira mulher a presidir o Brasil, com apoio do presidente Lula na época. Inclusive muitos analistas lembram que Claudia Sheinbaum, tem traços técnicos semelhantes e conta com a experiência de ter administrado a capital e segunda maior cidade da América Latina.

Ela é de origem judia e seus avós migraram da Lituânia para a Bulgária e depois México para escapar do Nazismo durante a Segunda Guerra Mundial. Na atualidade, preste a completar 62 anos, no dia 24 de junho, ela se declara uma descendente de judeus que apoia a causa Palestina e é contra o massagre ou genocídio sionista na Faixa de Gaza.

Uma defensora das questões ambientais e chegou a ser Secretaria Geral do Meio Ambiente, no governo de Andréas Obrador. Teve muitos desafios enquanto perfeita da Cidade do México, como a Pandemia de Covid-19, com relatórios políticos que tentaram lhe culpar pelas mortes na cidade, além do desastre no Metrô da cidade, em que ela defendeu fortemente sua equipe de tralhadores 
Os maiores desafios do seu governo estão em conter a grande violência de grupos armados (Milicianos) e o narcotráfico; a pressão política dos Estados Unidos, para conter a migração e o controle da balança comercial com o país vizinho. 

Em escala Global, o México fortalecerá ainda mais a sua entrada no BRICS+, aumentando a sua parceria com a China e os países membros como o Brasil. Isso fará bem para a diminuição do México com os USA.

O mais importante da vitória de Claudia Sheinbaum Pardo é o aumento do protagonismo das mulheres de esquerda na política e o fortalecimento das políticas de defesa da democracia, da diversidade e dos direitos sociais em um país com grandes desigualdades sociais e econômicas.
É importante frisar que seu agrupamento político também terá maioria do Congresso Mexicano, tanto entre os deputados, quanto entre os senadores para seis anos de governo a partir de primeiro de outubro.
*Imagebs das redes sociais do Mídia Ninja e do Deputado Federal Luiz Couto (PT/PB).
Fonte:  https://www.cartacapital.com.br/mundo/claudia-sheinbaum-e-eleita-a-nova-presidente-do-mexico/







Comentários

MAIS POPULARES

Geopolítica no Oriente Médio - Israel, Faixa de Gaza e Irā.

Eleições dos Estados Unidos é Tudo a Mesma Coisa?

A Geopolítica de Donald Trump - da Teoria do Caos a Distopia Política

Leão XIV, o Novo Papa entre o Vermelho, Preto e Branco.

Lula Tem Muitos Inimigos

Presidente da Nigéria Responde Com Firmeza a Sanções e Toma Medidas Contra os EUA

GEOPOLÍTICA: UM SÉCULO DE FASCISMO E SUAS MARCAS NA ATUALIDADE

BRASIL - o Café Nosso de Cada Dia, o Leite Derramado, os Horfrutis Jogados ao Lixo e os Pintinhos Triturados.

"Trump Ataca o Brasil e Fica Numa Sinuca de Bico"

Fux e o Juridiquez a Serviço da Extrema Direita.