A composição Ezequiel 25:17 de Samuel L. Jackson e o Atual Genocídio Contra os Palestinos
Muitos leigos e até pastores evangélicos e padres católicos, usam a composição "Ezekiel 25:17" em púlpitos e em discursos religiosos, mas a ideia aqui é desmistificar o versículo 25:17 do Velho Testamento, atribuido a Ezequiel como um estado de vingança e ódio contra os Filisteus, em nome de Deus.
Os Filisteus da Filisteia, civilização de grandes navegadores, vindos da região Mar Mediterrânea (Creta e ilhas da região gregas, entre os mares Adriático, Mediterrâneo e Negro), tendo se expandido e se instalado entre o Mar Vermelho, Norte da África e Oriente Médio, podendo ser um dos ramos étnicos que deu origem aos árabes palestinos.
A composição "Ezekiel 25:17" de
Samuel L. Jackson:
"(...) O caminho do homem justo está assolado por todos os lados
The path of the righteous man is beset on all sides
Pelas iniqüidades dos egoístas
By the inequities of the selfish
E pela tirania dos homens maus
And the tyranny of evil men
Bendito seja aquele que em nome da caridade e da boa vontade
Blessed is he who in the name of charity and good will
Pastoreia os fracos através do vale da escuridão
Shepherds the weak through the valley of darkness
Pois ele é, verdadeiramente, o guardião de seu irmão
For he is truly his brother's keeper
E o descobridor de crianças perdidas
And the finder of lost children
E eu os aniquilarei
And I will strike down upon thee
Com terrível vingança e furiosa ira
With great vengeance and furious anger
Aqueles que tentam envenenar e destruir meus irmãos
Those who attempt to poison and destroy my brothers
E saberão que o meu nome é o Senhor
And you will know my name is the Lord
Quando exercer contra eles a minha vingança
When I lay my vengeance upon thee" (...)
Agora vamos à passagem bíblica de fato, quando Ezequiel fala contra os Filisteus, que aparece nos versículos 25:16 e 17:
Em Ezequiel 25:16 "Portanto, assim diz o Senhor Deus: Eis que eu estendo a minha mão contra os filisteus, e arrancarei os quereteus, e destruirei o restante do porto do mar"
Em Ezequiel 25:17: "Executarei neles grande vingança e os castigarei na minha ira. Então, quando eu me vingar deles, saberão que eu sou o Senhor".
Na passagem Ezequiel 25:32, os oráculos do profeta revelam a preocupação de Deus e de seus mensageiros por um mundo de paz e justiça.
A questão central dessa história de ódio, vingança e massacre de um povo contra outro, justificado como se fosse vontade de Deus, deveria nos deixar preocupados, pois o Deuses que muitos estão seguindo, parece raivoso e vingativo e muitos os venera até os dias atuais, quando a ciência dá conta em dizer que atingimos a evolução para homo sapiens sapiens (o homem que sabe que sabe).
Parece redundante, mas é isso mesmo, aquele homem que tem consciência de si mesmo, que sabe separar as coisas justas das injustas e prefere a paz e a misericórdia ao invés da guerra e da violência.
Então, que força da mente miserável é essa que em pleno século XXI, age como se estivéssemos em 2 mil anos antes de Cristo? Estai cegos para o genocídio na Faixa de Gaza?
Se ao longo dos três últimos séculos, os últimos colonizadores dessa região (Britânicos e Franceses), produziram mapas delimitando todo esse território como Palestina, o que falta para reconhecimento da Palestina enquanto um Estado autônomo?
------'-----'-------
Por Belarmino Mariano. Letra Vagalumes, imagem das redes sociais.
Comentários
Enviar um comentário