Psicose Coletiva
Por Belarmino Mariano*
Como dizia Gustave Le Bon, "ilusões e erros são mais sedutores que a verdade". Nesse caso, muitos preferem seguir líderes que oferecem fantasias e delírios gratuitos.
Carl Jung acreditava que os maiores perigos para espécie humana estavam dentro de nossas mentes. Ele certamente se referia a psicose coletiva, quando as massas passam a acreditar em falsas verdades e as naturaliza.
O lado sombrio e tenebroso da mente humana tem muito mais irracionalidades do que podemos imaginar e aí reside o grande perigo para o homem, ele próprio.
O fanatismo religioso, o absolutismo, a tirania e as bruxas na fogueira, o nazismo, o fascismo e a perversa ordem capitalista são bons exemplos de manipulação das massas para as esteria coletiva, em que a verdade simplesmente não vem ao caso, pois liberdade e a dignidade humana já não importam mais.
Será que estamos em meio a uma psicose coletiva? Perdidos em meio a um colapso de medo, pressão, stress e completamente controlados por redes sociais totalitárias que violentam e manipulam nossas mentes e pensamentos?
*Por Belarmino Mariano. Imagem das redes sociais.
Comentários
Enviar um comentário