Trump e a Realidade Geopolítica da Ucrânia

Por Belarmino Mariano.

Muitos analistas em geopolítica acreditam que Trump se aliou com Putin e abandonou Zelensky e a Ucrânia, por tabela deixou a OTAN e a União Europeia em maus lençóis. Mas os conselheiros militares e o próprio Donald Trump, já avaliaram que essa é uma guerra perdida, tanto militar, quanto economicamente e ele, como empresário, não quer mais investir nesse conflito, além de exigir em caráter de urgência os custos que os EUA já investiram nesse conflito inútil.

Não sei se Trump já leu alguma coisa, se já ouviu falar em Maquiavel e seu livro "O Príncipe"? Vale ressaltar que essa pequena obra foi escrita em 1513, quando ele estava exilado de Florença (Itália) e só foi publicado em 1532, depois que ele já estava morto.

O pragmatismo ou a realidade política na qual Maquiavel vivia em Florença, antes de ser banido, lhe fez pensar em estratégias de como um príncipe poderia conquistar e se manter no poder e o principal era sua preocupação em estratégias para a criação de um Estado Forte para além dos pequenos principados e os caprichos egoístas dos soberanos da época, que impediam italianos de se unificarem, como os portugueses, espanhóis e franceses já haviam conseguido.

Uma coisa é certa, Trump está usando os fundamentos de Maquiavel em suas posições contrárias ao conflito na Ucrânia, por uma simples análise de fatos daquela realidade política: É uma completa perda de tempo e de dinheiro, que os estrategistas dos democratas calcularam errado. 

Maquiavel afirmava que existia uma ética própria da política, assim como existe uma ética religiosa própria. Trump por sua vez tem uma ética política própria, pragmática não vai querer gastar dinheiro em uma guerra, em que já estaria derrotado. 

Para completar, essa posição de Trump consegue detonar por completo as estratégias de Obama, Bid e todos os seus geopolíticos que armaram aquele conflito, em uma área, onde os magnatas russos e os grandes empresários Norte-americanos já estavam ganhando muita grana, pois independente dessa análise em que, Trump e Putin estão unidos, que não é o caso, eles são de grupos capitalistas de extrema direita, com o objetivo de lucro e poder, mas não podem ser a qualquer custo.

Essa posição geoestratégica de Trump, obrigou os países europeus e seus governantes a, se quiserem manter o apoio a Zelensky, que gastem do próprio bolso. Situação que afasta os EUA da linha do conflito e coloca países como Reino Unido, Itália, França e Alemanha no grande dilema de estarem pavimentando uma terceira guerra mundial.

Essa seria uma boa situação para os EUA, pois ao sair da linha de frente dos financiadores da guerra, afasta-se dos mísseis russos, apontados para a "América". Trump já calculou que, existe muito dinheiro envolvido nesse conflito e não será recuperado, pois Putin é implacável e também muito pragmático, tanto em Maquiavel quanto em Sun Tzu e "A Arte da Guerra (século IV aC.).

Outro ponto chave dessa posição de Trump foi dizer que, as estratégias de Joe Bid e dos democratas foram completamente equivocadas, fracassaram, gerando uma desmoralização pública ao receber o presidente ucraniano no Salão Oval da Casa Branca e lhe humilhando na frente de toda imprensa internacional.

Trump já calculou de quanto precisaria, para pelo menos, reaver alguns terrenos perdidos pela Ucrânia e sabe que não tem como, pois são territórios de naioria russa, logo, nem mesmo um terceira guerra garantiria isso. Logo, com a mente e a ética de um mega bilionário que sabe perder e ganhar, não vai mais investir no que já foi perdido. Isso é a realidade política de Maquiavel.

Enquanto estiver na Casa Branca, Trump vai querer tirar da Ucrânia, o que Putin ainda não conseguiu tirar. A Ucrânia foi usada pelos interesses ideológicos geopolíticos dos democratas e agora será sugado por Trump, Maquiavel nunca dou tão atualizado quanto agora.

A humilhação ao Zelensky foi a altura de sua fraqueza política, baixa moral e desgaste interno e externo fora do comum. Mas a humilhação ainda foi maior para articuladores do Partido Democrata, que já investiram bilhões nesse conflito, enquanto a Rússia já ocupou cerca de 25% de territórios ucranianos, inclusive com apoio da população que vive nessas áreas e preferem ser anexados à Rússia.

Para quem apostou no desgaste de Putin e na ideia de aproximar a OTAN das fronteiras com a Rússia, calculou muito errado. O povo ucraniano já não aguenta mais e depois do inverno e do frio, novos avanços e investidas de tropas russas em mais áreas ucranianas. 

Fontes de geopolítica sediadas em Moscou, já sabem que existem militares da linha de segurança das autoridades ucranianas, planejam um golpe contra Zelensky e Trump provavelmente já sabe disso, basta analisar a fala do presidente Trump, com pragmatismo e realismo brutal, deixou o mundo chocado.

Trump é tão calculista que, se brincar, já pode ter proposto um "acordo secreto com Putin", tipo, não me meto na Ucrânia e você não se mete em minhas ações na Groelândia e no Canadá. Mas acredito que Putin também não tem interesse em ver os Estados Unidos ocupando o grande vizinho do Norte, pois as terras do Círculo Polar Ártico, são fronteiras com a grande Federação Russa.

Os cálculos são muito importantes na geopolítica e nas estratégias e alguns passos em falso, como os dados por Joe Bide na direção da Rússia, podem ter gerado os mecanismos que faltavam paraca grande queda do imperialismo dos EUA. 

Quanto a Rússia e suas geo estratégias, não recuou um passo e agora na primavera irá ampliar ainda mais os seus territórios em solo ucraniano, para para a Rússia e tudo solo e sangue eslavos. Desses três bufons mundiais, acredito que só existe um idiota e vocês sabem quem é?!!

Por Belarmino Mariano. Imagem El País. Fotografia de Carlos Rosillo.

Comentários

MAIS POPULARES

Geopolítica no Oriente Médio - Israel, Faixa de Gaza e Irā.

Eleições dos Estados Unidos é Tudo a Mesma Coisa?

A Geopolítica de Donald Trump - da Teoria do Caos a Distopia Política

Leão XIV, o Novo Papa entre o Vermelho, Preto e Branco.

Lula Tem Muitos Inimigos

Presidente da Nigéria Responde Com Firmeza a Sanções e Toma Medidas Contra os EUA

GEOPOLÍTICA: UM SÉCULO DE FASCISMO E SUAS MARCAS NA ATUALIDADE

BRASIL - o Café Nosso de Cada Dia, o Leite Derramado, os Horfrutis Jogados ao Lixo e os Pintinhos Triturados.

"Trump Ataca o Brasil e Fica Numa Sinuca de Bico"

Fux e o Juridiquez a Serviço da Extrema Direita.