O PT e as Suas Eleições Internas Diretas e Unificadas
Enquanto os partidos da extrema direita e da direita tem donos, geralmente, grandes empresários, pastores e marajás da velha política, enquanto no Partido dos Trabalhadores (PT), existem mais de 3 milhões de filiados que estão aptos a votar nas eleições unificadas do PT, nacional, estaduais e municipais deste domingo (06/07/2025).
Na disputa nacional são quatro candidatos e em nível estadual estão inscritos mais de 90 candidatos a dirigentes do PT em seus Estados. Em quase todos os municípios brasileiros, foram registradas em média duas ou três chapas e nos grandes centros, entre 4 e 6 chapas.
Essa mobilização política é uma demonstração da democracia interna do PT, com cerca de 8 grupos ou tendências políticas que disputam teses política para os futuros governos petistas e seu campo de alianças para as eleições de 2026. Nessa disputa interna, algumas tendências se uniram ou se lançaram independentemente na disputa interna de direção de um dos maiores partidos de esquerda do mundo e maior partido de esquerda da América Latina.
Na disputa nacional temos:
1) Edinho Silva - ligado à ala Construindo Um Novo Brasil (CNB), dominante no partido atualmente e da base do próprio Lula.
2) Romênio Pereira — atual secretário de Relações Internacionais do partido e representante da chapa Movimento PT.
3) Rui Falcão — deputado federal, ex-presidente da sigla e membro da corrente Novo Rumo e;
4) Valter Pomar — ex-vice-presidente do PT, dirigente nacional e integrante da Articulação de Esquerda.
A Eleição é proporcional e além da presidência nacional do partido estão em disputa todos os demais cargos e instâncias internas, como o Diretório Nacional, de maneira que ao final, cada grupo ou tendência terá um peso percentual na gestão partidária, de acordo com a votação de todos os filiados.
Na Estrutura da Direção Nacional temos:
1) Diretório Nacional - órgão máximo de deliberação política do PT, composto por representantes de todos os estados e de diversos setores da sociedade;
2) Executiva Nacional - órgão colegiado responsável pela gestão administrativa e política do partido, subordinada ao Diretório Nacional.
Além destas duas instâncias máximas, PT possui também diretórios estaduais e municipais, com suas respectivas executivas, que atuam em nível regional e local, seguindo as diretrizes da direção nacional.
O partido conta ainda com diversas secretarias e setores, responsáveis por áreas específicas da atuação partidária, como comunicação, organização, assuntos internacionais, entre outras
Na Paraíba a disputa interna está entre: Ari França, Carlinhos Guedes, Cida Ramos e Luizinho, com seis chapas estaduais participando do pleito. A disputa estadual segue as tendências da nacional e nos municípios essas tendências são mais fortes nos grandes centros e capitais.
Em João Pessoa, dois nomes concorrem à presidência municipal: Nino Vilar e Feitosa com 13.420 filiados estão aptos a participar. Já em Campina Grande, a disputa tem três candidatos: Alan Gomes, Mauro Plácido e Pedro Netho, com 5.105 filiados estão aptos para participar da votação. Em Guarabira duas chapas estão na disputa com Wilma Maria e José Almir.
O RESULTADO FINAL
Na Paraíba, Edinho Silva foi o mais votado para presidente do PT Nacional, 4.486 votos (56,36%), do mesmo grupo do Lula (Construindo um Novo Brasil - CNB), enquanto Rui Falcão ficou em segundo lugar com 1.672 (21,01%) e Romênio Pereira ficou em terceiro com 1.389 vitos (17,34%), seguido Walter Pomar com 419 votos (5,27%). Esse resultado garante uma direção mais flexível e/ou moderada, seguindo mais diretamente as orientações do presidente Lula.
Na votação nacional, apesar de ainda existirem urnas em contagem, Edinho Silva já ultrapassou os 73,48% e está matemáticamente eleito, conforme resumo da apuyem todos os estados, pois seus adversários estão muito distantes da expressiva vantagem de Edinho.
Para a Executiva do Estado da Paraíba foi eleita a Deputada Cida Ramos, (Construindo um Novo Brasil - CNB) com 53, 36% dos votos, ficando em segundo Carlinhos Guedes com 15,95% e em terceiro Luizinho com 15,91% e em quarto Ari França com 14,79%. Essa pequena diferença entre os três candidatos, demonstra a polarização das.
Tendências internas, na disputa estadual, o que vai formar uma executiva muito equilibrada na Paraíba e possível disputa no jogo estadual das coligações, tanto para a escolha de nomes ao senado, quanto ao governo do Estado.
Em Guarabira, de onde escrevo este artigo, tivemos como eleita a companheira Wilma Maria Damião, em primeiro lugar com 123 votos e em segundo lugar ficou José Almir com 51 votos. Momento importante para fortalecer o Partido localmente.
O novo presidente nacional do PT, Edinho Silva, assumirá a presidência pela segunda vez, pois já presidiu o PT entre 2009 e 2013. Ele irá substitui o senador Humberto Costa (PE), que ocupava interinamente a presidência do PT desde março, após a saída de Gleisi Hoffmann para assumir a Secretaria de Relações Institucionais no governo Lula.
Edinho foi ministro-chefe da Secom no governo da ex-presidenta Dilma Rousseff e já foi deputado estadual por São Paulo, além de coordenador da campanha do presidente Lula em 2022, mas sua maior experiência política foi como prefeito de Araraquara (SP) por quatro mandatos.
O PT aos 45 anos de existência, depois de violentos ataques da direita e extrema direita, com a derrubada do governo da Presidente Dilma Rousseff, perdeu força e participação, mas tem retomado importantes espaços políticos.
O PT é um dos poucos partidos políticos que submete a escolha dos seus dirigentes aos seus filiados, permitindo a organização de tendências internas, seguinda a proporcionalidade entre as chapas e também a paridade de gênero entre os grupos em disputa.
Essas novas direções em escala local, estadual e nacional, tem um grande desafio para 2026, reeleger Lula, duplicar a sua bancada federal e construir uma grande aliança a esquerda e no campo democrático para fortalecer a democracia brasileira e transformar a realidade do povo brasileiro, em especial os menos favorecidos.
#mottaenvergonhaaparaiba
#PiorCongressoDaHistoria
#LulaPresidente2026
#Federaçaodecentroesquerda
#SemAnistiaPraGolpista
Por Belarmino Mariano Neto. Imagens e dados de redes sociais e foto de capa de Ricardo Stuckert.
Fonte: Comissão Eleitoral local e Estadual do PT.
Comentários
Enviar um comentário