O Lula é o Maior Estadista do Brasil!
Se fossemos falar de funções da linguagem portuguesa, Lula em seu discurso na abertura do 80* do Congresso da ONU. Podemos afirmar que o presidente do Brasil usou literalmente todas as funções da linguagem: referencial, emotiva, conativa, fática, poética e metalinguística.
Para os que os consideram um analfabeto, Lula mostrou a todos sua capacidade de leitura do mundo, sem precisar ler um texto pronto, sem seguir um teleprompter, pois estava sem óculos e falava diretamente para as câmaras. Discurso histórico, firme e forte, de maneira civilizada, tocou nas feridas do mundo e o imperialismo dos EUA no centro dis grandes problemas.
Voltando às funções da linguagem, seu discurso foi extremamente referencial e histórico, pois resgatou a própria evolução e limitações da ONU, explicando que a ONU é controlada por grandes potências que tem o poder de veto e interferem de maneira completamente imparcial.
O discurso de lula foi muito emotivo, expressando sentimentos, emoções e opiniões, em especial, ao dizer na cara de todos os lideres mundiais, que Israel e os países que apoiam esse massacre contra os palestinos é genocídio, com crimes de guerra injustificáveis.
Lula foi extremamente conotativo ao apelar para o mundo, que não podemos mais aceitar massacres contra a humanidade, que os países precisam reconhecer o Estado Palestino e alertou para a realização da COP-30 em Belém do Pará. Não é aceitável o uso de armas de destruição em massa, enquanto as mudanças climáticas e a destruição do Planeta estão a todo vapor.
Lula foi fático, direto e objetivo. Falou para o mundo, mas principalmente, com os países mais ricos e que querem continuar explorando os mais pobres de maneira injusta e desumana. Lula foi incisivo, o recado foi dado e o próprio Trump estava ouvindo nos bastidores.
Lula foi poético ao dizer que ninguém aguenta mais esse genocídio contra o povo palestino, pois nos escombros de Gaza, existem milhares de mulheres e crianças mortas. Foi poético e emotivo ao falar da soberania brasileira, reafirmando a nossa democracia e os poderes republicanos constituídos.
Lula fez do seu discurso a metalinguagem e metanarrativa do mundo atual, ao se fazer entendido por todos e todas. Falando das coisas mais importantes do mundo de hoje, sem rodeios. Lula em seu discurso, declarou que os líderes mundiais precisam reagir aos ataques do imperialismo contra a humanidade e o meio ambiente.
"Nossa Democracia e Soberania são inegociáveis!" Lula defendeu o Povo Palestino e disse que nada justifica o genocídio na Faixa de Gaza. Lula defendeu Cuba, Venezuela e os povos do hemisfério Sul, pois o mundo precisa de paz e de equidade.
Quem quiser que fale sobre a insignificância de Trump, sua química apressada e suas manobras discursivas desconexas. Aqui a ideia foi tratar sobre a grandeza de Lula enquanto o maior líder mundial. Lula, tome cuidado com o elogio de fascistas e autocratas, não são confiáveis.
*Por Belarmino Mariano Neto. Imagens das redes sociais.
Comentários
Enviar um comentário