No Carnaval do Rio de Janeiro 2026, Acadêmicos de Niterói é Rebaixado.

.   Por Belarmino Mariano*

No Carnaval do Rio de Janeiro 2026, a Acadêmicos de Niterói foi Rebaixa novamente. Havia subido ao grupo especial ano passado, mas as rusgas com a escola são antigas. Para muitos, Niterói não é a cidade do Rio de Janeiro e por aí vai. A mensagem foi clara, objetiva e direta, contar na avenida a história do maior presidente do povo brasileiro. Alguém teria dúvidas sobre esse resultado?

Outro ponto, quando a verdade é dita em voz alta e bom som, incomoda os f4sc1st4s, em especial os do Rio de Janeiro. Agora teremos mais fakes news a combater. Uma delas já foi estampada na Revista Veja. Dizer que o Samba enredo homenageando Lula revaixou a escola. Quem eleva ou rebaixa uma escola, são os juízes os jurados e seus décimos a mais ou a menos.

Três coisas são importantes nesse momento, como diz Caetano Veloso "alguma coisa está fora da ordem": 1) Para as elites dominantes Lula nunca poderia estar ou chegar aonde chegou; 2) Para as Organizações criminosas do RJ, que comandam quase tudo, do jogo do bicho ao carnaval, a Acadêmicos de Niterói não deveria ter chegado aonde chegou e principalmente pela mensagem que escolheu trazer para a Sapucaí e; 3) No mundo do futebol, para as elites brancas e racistas, Vine Jr., ex-jogador do Flamengo, atual jogador da Seleção Brasileira e do Real Madrid, nunca deveria ter saído de "sua favela imunda" para brilhar na Europa.

"Os donos do Carnaval do Rio", contam com os corpos negros e periféricos dos complexos de favelas cariocas, pois foram eles que criaram o samba e o carnaval, mas é apenas isso. Toda a captação de recursos, todos os lucros e premiações, direito de imagens, venda do caríssimo produto chamado carnaval é com eles e, no grupo especial, sabemos que é cobra engolindo cobra.

O Flávio Rachadinha, filho do líder da organização criminosa já foi às suas redes sociais, tirar ondas contra a Acadêmicos de Niterói pelo rebaixamento. Avisar para ele que a escola foi rebaixada com os votos de uma dúzia de juízes. Mas o pai dele foi rebaixado pelo voto popular de mais de 52 milhões de votos do povo brasileiros. Agora o vosso pai se encontra na Papudinha, vendo o sol nascer quadrado.

A Própria Acadêmicos de Niterói, publicou uma nota ao final do desfile, denunciando as dezenas de ataques sofridos durante todo o ano, quando a Escola encomendou o samba que homenagearia o presidente Lula.

Membros da escola foram perseguidos e ameaçados, tanto nas redes sociais, quanto em dezenas de processos judiciais tentando impedir o desfile e a escolha do samba enredo. 

As chantagens, ameaças e terrorismo psicológico aos diretores e membros da organização do desfile foram tantos que a escola se sentiu em uma gerra de narrativas da não participação no grupo especial.

Então está aí concretizado o rebaixamento, eles não querem a Niterói no carnaval do Rio de Janeiro e todos sabemos como é isso no território em que, organizações criminosas controlam desde a política, aos sinais de internet, entrega de gás, postos de combustíveis, linhas de ônibus e escolas de samba.

Quem lembra do carnaval de Joãozinho 30, levando para a avenida a pobreza extrema e a favela. Apesar de ter apresentado um desfile inesquecível com o enredo "Ratos e Urubus, Larguem Minha Fantasia", que revolucionou com o uso do luxo para exaltar o lixo e mendigos. Todos gritavam, é campeão! Mas o carnavalesco foi derrotado em 1989, com a escola de samba Beija-Flor. 

Mas já sabemos de uma coisa. Esse samba enredo de Niterói, assim como o de Joãozinho 30, já é a maior repercussão e já está na história. Lula também já passou por isso, foram 3 eleições em que foi rebaixado, humilhado e ridicularizado, em especial pela rede Globo e seus esquemas tendenciosos e antidemocráticos.

No carnaval do grupo especial não foi diferente, a Globo conseguiu apagar as arquibancadas que gritavam olê, olê, olá Lula, Lula!!! Bem como #semanistia #semanistia #semanistia. Mas não ficou por aí, enquanto fez uma cobertura perfeita das outras escolas, na homenagem ao Lula, ignorou, abafou e omitiu os ricos detalhes da história e das alas, focando apenas na beleza dos calangos e das cobras azulados. 

Os belíssimos carros alegóricos foram passando pela avenida e nelas a rica história do maior presidente do Brasil, que apesar de toda a pressão estava na Marquês de Sapucaí, mas apenas um detalhe ou outro era comentado, em um apagão geral de tudo o que estava acontecendo. Os apresentadores se olhavam, enquanto a escola desenvolvia impecável a sua apresentação.

A Globo abafou a história e silenciou a sequência e o desenvolvimento do samba e da escola na avenida. Enquanto a Escola e as arquibancadas ovacionaram o samba e o homenageado, a Globo tratou de fazer o abafa e de acelerar ideologicamente o conteúdo do desfile, como se existisse um vazio na avenida.

Agora é levantar a cabeça e seguir o enredo: Lutar pra vencer e aceitar se perder". Uma coisa é certa, respeito ao resultado. A democracia deve ser preservada, como sabemos, ninguém vai pedir voto impresso ou auditoria das urnas, nem tão pouco, tentar atacar e destruir as instituições do carnaval. Isso fica para os golpistas do 8 de janeiro e seus chefes milicianos.

A luta continua!!! E sabemos o quanto o jogo é sujo!!! Em especial quando o homenageado é uma figura histórica que desagrada as elites cariocas, os donos dos camarotes, os donos do carnaval e seus milicianos de plantão e o carnaval assim como as drogas e o controle dos corpos do morro, tudo é mercadoria midiática e turística de valor elevado.

Parabéns a Acadêmicos de Niterói pela coragem!!! Vocês já estão no lado certo da história do Brasil!!! Pois sabemos que, apesar das fake news, dando conta que vocês receberam milhões do Lula. Todos já sabemos que era o menor orçamento do grupo especial, enquanto as ricas escolas do Rio, tinham um orçamento até dez vezes maior.

Por Belarmino Mariano. Da Série Pavio Curto. Imagem das redes sociais.

Comentários

MAIS POPULARES

A Geopolítica de Donald Trump - da Teoria do Caos a Distopia Política

Geopolítica no Oriente Médio - Israel, Faixa de Gaza e Irā.

Leão XIV, o Novo Papa entre o Vermelho, Preto e Branco.

"Trump Ataca o Brasil e Fica Numa Sinuca de Bico"

GEOPOLÍTICA: UM SÉCULO DE FASCISMO E SUAS MARCAS NA ATUALIDADE

Trump Não Indicou Embaixador Para o Brasil, Desde Sua Posse e Arranhou as Relações Diplomáticas Entre as Duas Nações.

Fux e o Juridiquez a Serviço da Extrema Direita.

Querer Censurar o Carnaval é Tramar Contra a Democracia Popular.

Governador Claudio Castro (PL) e o Terror da Extrema Direita no Estado do Rio de Janeiro

"Ainda Estou Aqui" - Primeiro Oscar de um Filme Brasileiro Foi Contra a Ditadura Militar (1964-1985).