Canadá Elegeu Mark Carney (Liberal) Primeiro Ministro com 85,9% dos votos.
Por Belarmino Mariano.
A reação política dos canadenses contra Donald Trump e seus ataques e ameaças ao Canadá. A derrota da extrema direita canadense é mais uma derrota de Trump.
Carney é um renomado economista liberal e as ameaças trumpistas e seu ultra neoliberalismo de incertezas e caos, parece que fortaleceu o povo e os políticos do país.
Mark já abriu seu discurso, atacando os impostos e apostando em um plano de melhor distribuição de rendas, construção habitacional, novos corredores de comércio com parceiros confiáveis.
Criticou a extrema direita canadense como submissa a Trump e declarou que manterá as taxações contra os Estados Unidos, até que Trump revogue a sua política de retaliação aos canadenses.
Os liberais ganharam forca com essa escolha e até as eleições gerais do país, a situação política de crescimento da extrema direita canadense, deverá perder muito espaço de poder.
Enquanto isso, em todo o mundo, fortes reações contra Trump, produtos de empresas norte-americanas, em especial os carros elétricos da Tesla de Elon Musk.
O dia amanheceu com queda das bolsas de valores e a ideia de uma possível recessão na economia dos EUA. Trump nos 50 primeiros dias do segundo governo, já acumula centenas de derrotas e de decisões catastróficas para o próprio sistema capitalista neoliberal.
Negacionismo científico, negacionismo climático e surto de sarampo, já assustam a população das terras governadas por Trump. O fantasma do caos e do neonazismo, agora na nação do Tio San, agora assombra os vizinhos como Canadá e México, mas o mundo começou a reforças as suas defesas.
Por Belarmino Mariano. Fonte: Canadá Diário.
Comentários
Enviar um comentário