Geopolítica do Brasil no governo Lula

 

Por Belarmino Mariano

     Em visita a Portugal, em sua primeira viagem a Europa, depois da posse, Lula equaliza discurso sobre a guerra Ucrânia e Rússia. Em argumentos mais ponderados, reconhece a posição diplomática do Brasil em condenar a invasão territorial ucraniano, mas acha que é preciso constituir um grupo de países capaz de restituir a paz na região. 
Lula conseguiu contornar os ataques neoliberais e da OTAN, se colocando como um dos líderes mundiais, capazes de protagonizar um acordo de pacificação entre Rússia e Ucrânia, coisa que o bloco da OTAN não tem interesse, mas ser contra, nesse momento, será um desgaste ainda maior, para essa engrenagem monstrengo que ainda resta da guerra fria.
O presidente Lula e equipe diplomática, afinaram o piano e com os primeiros acordes para uma quinta, nona ou outras sinfonias para a paz. Com isso, Lula se qualifica ainda mais, como Prêmio Nobel da Paz de 2023.
O presidente da França Emanuel Macron já demonstrou interesse.

Em Portugal 

Brasil e Portugal voltam a se encontrar depois de 7 anos.  Portugal não recebia um presidente brasileiro em 7 anos. Ou seja, o governo português entendeu que houve um golpe contra a nossa democracia e evitou aproximação. 
Entre o golpe de 2016, a ocupação golpista de Temer e o desgoverno Bolsonaro, se passaram 7.
Isso só pra alertar que é muito tempo. Agora multiplique isso por mais de 180 países do mundo globalizado, pois duas ou três participações de Bolsonaro em encontros internacionais, incluindo a viagem com os 39 kgs de cocaína no Avião presidencial da FAB, ele era visto como párea internacional, completamente isolado e ignorado.
Portugal tem a segunda maior comunidade de brasileiros do mundo e 13 acordos comuns aos dois países foram assinados nessa primeira visita. Finalmente, os brasileiros restituíram nossa democracia e Lula vem reconstruindo as necessárias relações internacionais.

Nos Estados Unidos

Dos Estados Unidos, véio a chantagem ambiental do governo Norte-Americano, tentando enquadrar o presidente de Lula e suas declarações, responsabilizando os líderes da OTAN pelo apoio bilionário a Guerra na Ucrânia.
Em um ano de conflito da OTAN na Europa Oriental, o Congresso Democrata e Republicano dos EUA já liberarou mais de 1,7 trilhões de dólares. Cerca de 8,5 trilhões de reais para a Guerra na Ucrânia.
Agora estão fazendo chantagem com o Brasil, se negando a cumprir um pequeno acordo feito durante a visita de Lula aos EUA, que é a promessa de doação de 500 milhões de dólares para o Fundo Amazonas. Como promessa de campanha do  presidente Joe Biden, ele acenou para apenas 50 milhões de dólares.
O governo americano acha que o Concresso, de maioria replublicana, pode não aprovar os 500 milhões, jogando a culpa para os republicanos, poderá se livrar desses gastos, mas todos sabemos que republicanos e democratas são farinha do mesmo saco.  
Essa é a tal democracia bipartidista em que a ilusão libertária se traveste de uma trama, em que os dois partidos sempre vencem e dividem o poder entre Estados, Congresso e Presidente. Não importa se é Democrata ou Republicano, sempre adotam a mesma doutrina política da "América para os americanos". E quando falam americanos, estão considerando todos os territórios do pólo Norte até o pólo Sul.
Na verdade, o esquema político americano é de um y invertido. Duas pontas sempre chegam ao mesmo objetivo e a mesma ideologia, conservadorismo político e social, liberalismo econômico e "doutrina manifesta", como se fosse a vontade de Deus, para sempre governarem os americanos e mandarem em todo o mundo.
Oferecem esmola ambiental em troca de apóio internacional para alinharmos as suas guerras. Chega de imperialismo anti-ecológico!
Esse dinheiro amaldiçoado que alimenta guerras a séculos, nunca servirá para proteger o meio ambiente, pois a defesa ecológica do capitalismo é uma farsa

No Brasil

No Brasil a mídia golpista, passou a 
Disparar noticias comnatitudes golpistas e a CNN foi a bola da fez, se tornando cúmplice, buscando criar factóides sore a tentativa de golpe em 8 de janeiro.
Como conseguiu as imagens de dentro do setor da GSI? Quem deu o suporte e o vazamento das imagens?
Qual a intenção em manipular as imagens para incriminar o Gel. G. Dias? 
Quais os militares e civis da confiança do Gel. Heleno e Bolsonaro que colaboraram com os terroristas e golpistas?
Quem são os extremistas querem impedir o governo Lula? 
A resposta é simples - os mesmos que golpearam Dilma Rousseff; os mesmos que com apoio dos EUA, implantaram a lava jato e prenderam Lula por 580 dias; os mesmos que foram derrotados na eleição presidencial de 2022 e financiaram um mês de perturbação da ordem nas portas dos quartéis, sem serem incomodados; os mesmos que usaram PF, PRF, Ministério Público e outras Instituições federais para golpear a democracia do Brasil. Se a justiça brasileira não tomar medidas enérgicas esses golpistas continuarão agindo, organizando milicias e quando menos se esperar estarão transformando o Brasil em um Sudão.

Explosão de Foguete 

Explosão de foguete do Elton Musk passou quase despercebido pela grande mídia. Isso é sobre goloismo midiático, pois os caras da imprensa brasileira deram mais audiência ao vídeo da CNN sobre o GSI, do que a grande explosão do foguete da SpaceX, de Elon Musk. Estranho não? Bilhões envolvidos, perdas gigantescas e o risco de em breve estarem explorando viagens turísticas ao espaço. Por enquanto, apenas as elites terão dinheiro para essas viagens. Será que alguém vai se arriscar?
O que calou a grande mídia em noticiar evento tão catastrófico? Quais os motivos desse silêncio conveniente, diante de uma gigantesca explosão? Atacar os 100 dias de governo e a imagem do Lula dar mais Ibope do que a explosão de um foguete?

Golpe Contra o Método

Argentina, Uruguay, EUA, China, Emirados Árabes Unidos e Portugal. Lula em apenas 100 dias, reposicionou o Brasil no cenário mundial, conseguindo trazer para os brasileiros, mais de 30 novos acordos internacionais e mais de 70 bilhões em novos investimentos .
Mas, como diz o amigo Ivaldo Gomes , a imprensa golpista foca toda a notícia em uma gravata, comprada por Janja para o presidente, com recursos próprios.
Enquanto isso, essa mesma imprensa (CNN etc) alimenta notícias golpistas, manipula imagens, realiza análisis estapafúrdias de que os 100 dias de governo Lula estão sendo um desastre e que o MERCADO não tá nada satisfeito e que o Lula não pode desafiar o dólar, pois o governo americano poderá fazer retaliação ao Brasil.
Alguém aí pra dizer que os Estados Unidos estavam de cabeça no golpe contra a presidenta Dilma e na prisão do Lula, que ficou 580 dias preso injustamente e foi impedido de concorrer a presidência do Brasil.
Até quando teremos que aguentar essa sabotagem constante contra a própria nação? Quem ganha com esse sistema de desinformar, de manipular e de criar factóides?
Ontem ouvi no Jornal Nacional da Rede Globo, que eles também tiveram acesso as imagens do Palácio do Planalto e do gabinete do GSI, mas não quiseram aproveitar o gigantesco furo de reportagem sobre a ideia de um autogolpe planejado pelo próprio Lula e sua equipe.
Parece até que a Rede Globo pressentiu que Alexandre de Morais não iria cair nessa marmelada e em um dia o ministro já deu 48 horas para a CNN se explicar sobre a manipulação das imagens e sobre os motivos de tentar encobrir os rostos de alguns militares bolsonaristas envolvidos nos atentados.
Quando afirmamos que esses golpes em série também são midiáticos, vemos que as provas e contra-provas estão todas por aí.
Essa grande imprensa golpista se encontra a serviço dos interesses do neoliberalismo imperialista, seguindo reproduzindo uma mesma linha editorial inventada. Essa farsa é tantas vezes, tantas vezes repetida, até virar uma meia verdade. O fascismo tá aí, caí quem quer.
Os caras já estão tão versados em construir discursos descolados da realidade, que passaram quatro anos tentando dar um auto golpe militar. 
Os ataques com o STF, contra o sistema eleitoral e as urnas eletrônicas, os ataques as instituições públicas e contra a democracia e a própria imprensa, foram as máximas desse ex-governo.
Perderam as eleições e passaram 40 dias pedindo a volta da ditadura militar, invadiram os três poderes, filmaram tudo, postaram em suas redes sociais e achando pouco, passaram a exigir uma CPMI com a linha investigativa em quê, todos esses atentados terroristas, foram armados pelo PT.
Ou seja, na realidade paralela dos caras, Lula e sua turma, que ganharam as eleições, iria cumprir o único plano dos fascistas. Dar um golpe em si mesmo.
O que Lula e o PT, que precisam governar o país, destruído pelo desgoverno Bolsonaro, ganharia, se auto sabotando?
Um coisa é você ter algum Judas traindo Jesus para lhe sacrificar, outra coisa é Jesus fazendo ele próprio a sabotagem.
Então querem dizer que Lula e equipe, passaram 30 dias nas portas dos quartéis, pedindo intervenção militar, contratando um monte de ônibus, a partir de empresários que apoiavam Bolsonaro, só prá dar um golpe em si mesmo?
Avisa para essa galera que a esquerda trabalha com a realidade, com os fatos e busca a construção de uma consciência de classes e, nada disso se faz contra o método racional da dialéctica. Quando saímos da realidade, caímos no abismo da alienação, um lugar que combatemos como princípio metodológico para a transformação política e social.
Alguém explica pra esses farsantes que a esquerda tem método. Nós trabalhamos com o Materialismo Histórico e Dialético (MHD), que foi elaborado por Karl Marx. Essa metodologia exige análise crítica das contradições da vida real. Só faz sentido para a esquerda, a luta pelas mudanças da realidade contraditória imposta pela classe dominante, que explora o proletariado.
Os métodos de tentar encobrir a realidade é típico do fascismo do nazismo e principalmente da ideologia capitalista que, tenta alienar os trabalhadores com a ideia que o no capitalismo todos somos capitalistas. Essa farsa se esconde na realidade de só é capitalista aque que detém os meios de produção, o capital tem donos e, o alienado acredita piamente nessa mentira histórica que é alimentada pelos meios de comunicação do capital.

Leia Também:



Comentários

MAIS POPULARES

MEIO AMBIENTE E ECOLOGIA POLÍTICA: 40 anos de (des)encontros ambientais em um capitalismo predatório.

Trump: Que Tiro Foi Esse?

GEOPOLÍTICA: UM SÉCULO DE FASCISMO E SUAS MARCAS NA ATUALIDADE

É Possível Simplificar a Dialética de Marx?

Eleições dos Estados Unidos é Tudo a Mesma Coisa?

Recado para o Deputado Gustavo Gayer

Esquerda Unida Derrota o Fascismo Francês.

AGASSIZ ALMEIDA - A Difícil Despedida de um Revolucionário.

/A/Colheita de Ilusões

Extremos Climáticos, Crimes Ambientais e Acidentes Automobilísticos.