Ditadura nunca mais
Por Belarmino Mariano.
Eu tenho 56 anos de idade, nasci em janeiro de 1964. Com três meses de vida fiquei sabendo que no dia 31 de março havia sido implantada uma DITADURA no Brasil.
Há exatos 56 anos, os brasileiros tiveram seus direitos políticos e democráticos confiscados por um grupo de militares, com apóio das elites e cobertura da grande imprensa que aprovou o novo e sangrento regime.
Lideranças políticas e sociais de esquerda foram perseguidas, presas, torturadas e mortas.
Nos porões da Ditadura, mulheres, homens e até crianças eram violentados e abusados até a morte.
Segundo os executores do Golpe Militar de 1964, seria apenas um governo provisório, temporário e que em breve, o Estado Democrático de Direito seria restituído. Mas, na prática, o Regime Militar durou 21 anos (1964/1985), esse foi um longo, triste e obscuro período da nossa história.
Depois de 55 anos da ditadura, com a memória fraca, pouco conhecimento histórico e movidos por fake news, uma significativa parcela dos brasileiros, elegeu dois militares para comandar o Brasil o Capitão Jair Bolsonaro e o General Amilton Mourão, ambos adoradores dos anos de chumbo, dos quais fizeram parte ativamente. Os dois elogiam orgulhosamente o período da Ditadura e ainda são fãs de cruéis generais torturadores como o General Ustra.
O atual governo, vira e meche, provoca a estabilidade democrática, com ameaças de fechamento do Congresso e do Supremo Tribunal Federal. Como nos tempos da ditadura, o presidente tenta impor seus valores e regras autoritárias, inclusive desrespeitando as instituições democráticas.
Saudosos ditadores, estimulam o imaginário social de que com a volta do Regime Militar o Brasil conservador de direita e anticomunista seria bem melhor.
Atentos, pois quando vemos o presidente e vice elogiando os tempos da Ditadura, todos corremos perigo, inclusive de um regime governado por milicianos criminosos.
Lembrem-se que o atual presidente já disse em entrevistas anteriores ao cargo que, um erro do Regime Militar era ter deixado de matar mais uns 30 mil e que se fosse presidente mandaria fechar o Congresso.
#DitaduraNuncaMais
#ForaBolsonaroMourao
Comentários
Enviar um comentário