Trump usa perigosamente a China para tirar vantagens políticas


Imagem das redes sociais

Trump, como Nero, que ateou fogo em Roma, por causa de uma reeleição, poderá levar o mundo para uma terceira guerra mundial

Por Belarmino Mariano.
O Mundo acompanha perplexo as insanidades geopolíticas de Donald Trump em relação ao mundo chinês. Na sua primeira eleição, Trumpo elegeu os chineses, norte-coreanos e latinos ilegais, como inimigos políticos e econômicos dos americanos.
Sua campanha com uma apelo geopolítico dos idos da Guerra Fria, alimentava uma chama anticomunista como tentativa de atrair os eleitores ignorantes e nacionalistas exacerbados.
Depois de eleito, fez todos os tipos de barganhas políticas com os chineses e norte-coreanos. Do lado latino, deportou milhões de latinos ilegais, inclusive brasileiros, e chegou chegou a interferir e ameaçar as eleições da Venezuela que reelegeu Nicolas Maduro.
No ano passado, Trump fez vários tipos de embargos aos produtos e grandes empresas chinesas, entre as quais, a gigante Huawei da Tecnologia 5G. Os chineses responderam na mesma moeda, taxando os produtos americanos para a China.
A verdade é que, os americanos de hoje, são muito mais dependentes dos produtos chineses do que o contrário e os avanços tecnológicos chineses, poderão deixar o país como a maior e mais forte economia entre 2020 e 2030, pois já estão em teste e no mercado, os produtos de T5G, coisa que os americanos ainda estão patinando.
Agora em 2020, há seis meses da pandemia mundial de Covid-19, Trump, de maneira estabanada, tentou jogar toda a culpa do Covid-19 aos chineses, chegando a fazer várias declarações em que chamava de "Chinese virus" ou "vírus chinês".
As orientações de Trump para o Covid-19, foi desastrosa e atualmente, os Estados Unidos lideram o primeiro lugar em escala mundial para o número de casos e de mortes por Covid-19 (3,9 milhões de casos e 141 mil mortos).
O primeiro governo Trump tem sido um desastre em todas as áreas, e até tentativa de cassação do seu mandato já foi protocolada no Congresso americano. Mesmo assim, Trump tenta se reeleger pelo Partido Republicano, mas sua situação é muito complicada na atual conjuntura mundial de pandemia.
Não conseguindo melhorar sua imagem no combate a pandemia de Covid-19, Trump tenta todos os tipos de estratégias, inclusive a de cutucar o Dragão Chinês com uma vara curta.
Ontem o governo Trump deu 72 horas para o governo chinês fechar seu Consulado em Houston, sob a alegação insana de que esse consulado chinês era uma base de espionagem e roubo de informações americanas para o governo comunista de Pequim.
Essa medida radical promovido por Washington, já abalou todas as estruturas das relações diplomáticas entre EUA e China.
O Governo chinês obrigatoriamente e para manter seus interesses e direitos internacionais, também fará o mesmo e provavelmente também exigirá o fechamento de algum consulado americano em seus territórios, inclusive o Consulado de Hong-Kong, pois existem clara influência do governo americanos nos distúrbios políticos que ocorrem na ex-colônia Britânica.
O fechamento do Consulado americano de Hong-Kong será uma resposta geopolítica a altura, contra o governo de Donald Trump. Isso aprofundará ainda mais uma crise sem precedente na história das relações diplomáticas entre chineses e americanos.
O governo Trump faz uma leitura geopolítica completamente errada, em relação ao poder geopolítico chinês, pois se entre meados do século XIX e XX, a china era uma colônia de exploração britânica e até certo ponto franco-americana. Depois da revolução Socialista chinesa, o país se tornou uma das mais poderosas potencias econômicas e geopolíticas do mundo, inclusive tendo dado todo apoio aos Norte-coreanos e vietnamitas contra as ocupações americanas.
daí dizer que, Trump, em seu jogo do tudo ou nada, catuca o Dragão Chinês com uma vara curta, podendo deixar um rastro de destruição da estabilidade política mundial.
Como várias pesquisas de opinião pública apontam uma derrota de Trump seu concorrente democrata o ex-vice-presidente Joe Biden, essa apelação de Trump contra a China, poderá jogar todo o país em uma terceira Guerra mundial.
Você, Tânia Maria Dos Santos Cavalcante, Edneide Sousa e outras 6 pessoas

Comentários

MAIS POPULARES

MEIO AMBIENTE E ECOLOGIA POLÍTICA: 40 anos de (des)encontros ambientais em um capitalismo predatório.

Trump: Que Tiro Foi Esse?

GEOPOLÍTICA: UM SÉCULO DE FASCISMO E SUAS MARCAS NA ATUALIDADE

É Possível Simplificar a Dialética de Marx?

Eleições dos Estados Unidos é Tudo a Mesma Coisa?

Recado para o Deputado Gustavo Gayer

Esquerda Unida Derrota o Fascismo Francês.

AGASSIZ ALMEIDA - A Difícil Despedida de um Revolucionário.

/A/Colheita de Ilusões

Extremos Climáticos, Crimes Ambientais e Acidentes Automobilísticos.