Shoppings da fé também precisam pagar impostos
Por Belarmino Mariano
Devido a imunidade tributária que as igrejas possuem, gerando uma completa falta de fiscalização e total descontrole do Estado, alguns "templos da fé" se transformaram em verdadeiros paraísos fiscais. Livres de imposto ou tributação.
Incrivelmente esses benefícios contribuíram para que, alguns líderes religiosos se envolvessem com lobby político, impedindo que essa matéria seja colocada em pauta, pelos parlamentares do Congresso Nacional.
Em troca, políticos corruptos se aproximam das igrejas e conseguem fazer uma lavagem de dinheiro público.
Na mesma esteira de política e religiões, alguns líderes religiosos, também se tornam políticos e no congresso nacional, assembléias legislativas e Câmaras de vereadores, formam diferentes bancadas, conhecidas como bancada evangélica, bancada dos pastores ou bancada da Bíblia.
A obrigatória cobrança do dízimo o apelo religioso e a pressão psicológica para que os fiéis contribuam financeiramente com dinheiro para as igrejas, tornaram alguns pastores ou bispos em milionários. Na mesma linha monetarista, também foram estimulados dentro dos templos, uma grande variedade de produtos "sagrados" para serem consumidos pelos fies. Desde bíblias com letras douradas, canetas ungidas, vassouras ungidas, feijão ungido até, CD's, DVD's e outros produtos gospel. As igrejas se tornaram verdadeiros shoppings da fé.
O mais estranho é observarmos que significativo número de políticos, aliados com alguns pastores, passaram a defender uma pauta extremista, conservadora e, até certo ponto, de ataque aos grupos políticos mais demócratas.
Na atualidade, podemos afirmar que existe um fundamentalismo cristão, que na prática, defende teses do Anticristo, como o estímulo ao armamentismo, depredação de patrimônio de outros cultos etc. Utilizam as denominações religiosas para arregimentar eleitores e igrejas se confundem com partidos e fé com ideologias políticas extremistas.
Enquanto isso, o país deixa de arrecadar todos os anos, milhões de reais em impostos. Com essas instituições livres de tributos, os políticos corruptos, conseguem lavar dinheiro com força.
Precisamos registrar que nem todas as agremiações religiosas e pastores, se utilizam desse expediente, mas todas as igrejas se beneficiam e estão livres de impostos.
Comentários
Enviar um comentário