Mal Humor do Mercado?

Imagem das redes sociais.

Por Belarmino Mariano.

Nem bem começou o trabalho da equipe de transição do Governo Lula & Alkmin e o mercado já deu sinais de stress, justamente um Governo de Frente Ampla, com cerca de14 partidos envolvidos nos novos rumos ou paradigmas de um governo que também é constituído por uma Frente Democrática e Popular, pois na base desse novo governo existem todas as Centrais Sindicais, além de centenas de outras entidades democratas.

Nesse momento, qualquer coisa que Lula fala, interfere no humor do mercado. Principalmente quando o presidente insiste em cumprir com seu programa de melhorar as condições de vida dos mais pobres. Falas que não agradam a "mão invisível do mercado". 
Na grande imprensa os títulos das matérias sempre apelam para uma ideia de nervosismo do mercado, apreensão do mercado, tensão nas bolsas de valores, mal humor do mercado. Até parece que o mercado seja uma pessoa, uma divindade do dinheiro e que simbolicamente, vive em um constante estado de nervo, estado de emoção instável.

Quem é esse senhor todo poderoso que não quer ajudar aos mais pobres, quem é esse senhor que não deve se preocupar com as questões ambientais ou climáticas? Qual a sua tão mal humorada preocupação com o que o presidente Lula diz, ao pedir compreensão sobre ter que se preocupar com os mais pobres e com as questões climáticas?
Esses senhores capitalistas dos mercados de capitais voláteis e especulativos, ficam o tempo todo investindo direto na busca de lucros, sem trabalho real. Ou seja, vivem de juros e percentuais de ações, sempre apostando em um capital cada vez mais selvagem e exploratório, para que seus lucros venham mais rápidos e com o mínimo de riscos. Logo, só investem quando acham que seu dinheiro será triplicado e garantido. Logo, qualquer governo que pensar em investir nas políticas públicas para ajudar aos mais pobres, o humor do mercado se altera.

Vamos ser muito francos, esses caras do tal mercado especulativo não interessa ao nosso país, pois se trata de uns capitalistas venais, sangue sugas, que querem apenas lucrar. Não podemos esperar nada desses caras, pois sempre farão esse jogo sujo e desumano em que, lucrar em detrimento dos mais pobres, só prejudica a nossa vida e a vida das pessoas que trabalham de fato.

Acho muito interessante isso, pois depois do golpe, quando Bolsonaro foi eleito em continuidade ao golpismo de Michel Temer, o tal mercado ficou muito feliz, pois as intenções eram claras, atingir os mais pobres, atacar os direitos trabalhistas, destruir os direitos previdenciários, ampliar as políticas de privatização das grandes estatais brasileiras e deixar de investir nos mais pobres, garantindo uma redução dos gastos públicos, garantindo uma compensação no pagamento de juros das dívidas do Estado.

O mercado ficou caladinho quando o Ministro Paulo Guedes e sua política cambial desvalorizou o real e valorizou o dólar, quando o governo ampliou as alíquotas do Imposto de Renda atingindo quem ganha até dois salários mínimos.
O mercado não disse nada quando o desgoverno liberou milhares de novos agrotóxicos e afrouxou as defesas do meio ambiente. Será que esse mercado tem algum direito de querer atrapalhar esse novo governo?

Senhores do Mercado, do agronegócio e das ações em bolsas de valores, se cuidem em acalmar os nervos, pois Lula, apesar de ter uma ampla base política liberal e até certo ponto neoliberal, também tem uma ampla base popular e sindical, capaz de lutar por garantir freios ao capital especulativo e golpista.
Senhores especuladores, comecem a pensar em fixar um pouco dos seus lucros ao mundo do trabalho, ao mundo da economia material, pois viver apenas de ações especulativas, poderá ser um tiro no pé. Fiquem atentos, pois só existe economia com trabalho de fato e seus lucros precisam de trabalho coletivo para que suas bolsas de valores possam encher seus bolsos de fato.

Lembramos que o mal humor é como enfezamento das vias intestinais. Um bom conselho, salada de frutas, mamão e ameixa ajudam muito.
Não esqueça que só consegues colher maçã se plantar maçã, só colhes dinheiro se alguém trabalhar plantando maçãs e outras coisas, que sejam especuladas e vendidas no mercado, para o teu lucro chegar.
Se queres água fresca e pura, precisas investir em uma natureza equilibra. Para tanto, precisamos garantir aos que trabalham, um pouco de dignidade para que vocês tenham suas mesas fartas. Não insistam no sacrifício radical e na escravidão, pois seu atual governo caiu pela via democrática do voto e nesse momento, insistir em atrapalhar o governo Lula, será muito ruim.

Esses truques do amedrontamento e de fugas repentinas de capitais, com boicotes antecipados, podem provocar perdas para vocês próprios, pois, diante de um mundo em guerra e com as grandes potências em crise, aventuras em águas turvas poderão afundar suas barcaças financeiras.

Aqui existem portos seguros, povo trabalhador e certeza de que em médio e longo prazo, terão suas recompensas capitalistas. Ou será que estão crendo nas ameaças comunistas propagadas pela extrema direita bolsonarista?
Na minha opinião, o Lula adotaria algumas medidas mais radicais, em especial nos setores estratégicos de nossa economia, mas sei que esse, se trata de um governo muito mais de frente ampla do que de Esquerda, por tanto, acalmem os nervos, tomem um chã de camomila e bola pra frente.
Para finalizar só digo uma coisa, faz quatro anos que os brasileiros mais pobres, ficam muito nervosos, todas as vezes que entram em um supermercado. Ninguém aguenta mais a inflação em dois dígitos, a desvalorização do real e a redução do nosso poder de compras.
Lula ainda nem assumiu e o mercado já tá todo nervosinho, deixa de mi mi mi. Se não aguentar corre, vai para algum paraíso fiscal e deixa o Lula governar em paz.
Fonte da imagem: https://amenteemaravilhosa.com.br/mau-humor-se-volta-contra-pessoa/

Comentários

MAIS POPULARES

MEIO AMBIENTE E ECOLOGIA POLÍTICA: 40 anos de (des)encontros ambientais em um capitalismo predatório.

Trump: Que Tiro Foi Esse?

GEOPOLÍTICA: UM SÉCULO DE FASCISMO E SUAS MARCAS NA ATUALIDADE

É Possível Simplificar a Dialética de Marx?

Geopolítica - 75 anos de Guerra entre Israel e Palestina

AGASSIZ ALMEIDA - A Difícil Despedida de um Revolucionário.

Esquerda Unida Derrota o Fascismo Francês.

/A/Colheita de Ilusões

Recado para o Deputado Gustavo Gayer

A Destruição dos Cultivos de Oliveiras por Soldados e Colonos de Israel é o mesmo que arrancar a Alma e o Coração do Peito dos Camponeses Palestinos.