Geopolítica: O Brasil é um país maduro no fortalecimento do Cone Sul.

Por Belarmino Mariano.
Com essa importante visita de Nicolas Maduro ao Brasil, em breve teremos petróleo barato de verdade.
Finalmente os países Latino Americanos voltaram a se unir em defesa de interesses mútuos. Somos mais que um continente. Como afirmava o venezolano Simón Bolívar, precisamos de uma América Latina livre e unificada. 
Que o Brasil compreenda de vez, não podemos embarcar na canoa furada dos EUA, que aposta em nossa desunião para tirar vantagens políticas e econômicas.
Atualmente, os três maiores compradores do petróleo venezolano são: os EUA, China e Índia. Com a retomada das relações diplomáticas do Brasil com a Venezuela, poderemos nos tornamos os maiores compradores do petróleo mais em conta do mundo, por se tratar de um país vizinho, em que os gastos com transporte serão mínimos.
Fakes News e desenformação contra a Venezuela, ganharam destaque em grupos bolsonaristas e até tentaram vincular o presidente Nicolás Maduro a narcotraficantes, mas quem de fato foi preso pela PF, foi o aliado de Bolsonaro e tio da Senadora Damares Alves, com o contrabando de quase 300 kg de maconha em avião de sua igreja evangélica quadrangular do Brasil.
Maduro já declarou que pretende retomar o pagamento de suas dívidas junto ao BNDES e Lula reconheceu exageradas os mais de 900 bloqueios dos EUA ao governo de Maduro, colocando a Venezuela na pior crise de sua história.
Esse primeiro encontro de presidentes da América do Sul, fomentado pelo presidente Lula, é a demonstração da retomada do protagonismo do Brasil na geo economia do cone Sul.
Vejo a imprensa neoliberal condenando Lula por ter Convidado Nicolás Maduro ao encontro, sempre tachando o presidente venezolano de ditador. Mas escondem a verdade, em que, Maduro foi eleito com mais de 68% dos votos, assim como todos os deputados do congresso daquele país e todos seguem com seus mandatos parlamentares.
A Venezuela faz parte da geoestratégia e geopolítica da América do Sule como tal, não pode ser excluída ou isolada dis acordos multilaterais.
Isolar a Venezuela e criar países inimigos dentro das Américas é uma prática dos sucessivos gonernos Norteamericano, poisvessa tática fortalece seus interesses 
O discurso dos Estados Unidos com A Venezuela parece novo, mas as práticas são bvelhas.  Falam em livre comércio e em democracia liberal mas  querem impor o dólar aos demais países.
Pregam o livre comércio entre as nações mas vivem aplicando sanções econômicas contra seus principais concorrentes, ou países que se destacam em algum setor.
Defendem livre mercado mais estimulam uma guerra fiscal contra os produtos chineses e sansões para tracar outras economias.
Dizem que são democráticos, mas vivem impondo seus interesses e regras a outras nações. Reconhem ditadores amigos e tacham de ditadores os governos que não se ajoelham ao mercado Norteamericano.
Se dizem democratas, neoliberais e globalizados, mas querem o mundo curvado à sua doutrina manifesto, como se fosse vontade de Deus que os EUA dominasse o mundo.
Sao neoliberais e defendem o Estado mínimo e a privatização de grandes empresas estatais, que passam ao controle de empresas privadas. Pergunto: quantas vezes os EUA privatizaram suas estatais estratégicas, ou suas reservas de petróleo?
Nenhuma, pois o neoliberalismo que os EUA defendem é apenas para os países em que querem controlar ou dominar, por isso atacam a soberania nacional nestes países, apoiando governos antipatriotas que possam lhes vender suas estatais estratégicas como energias, telecomunicações, indústria de base, mineração etc.
Estes são os neoliberais que defendem a paz e a proteção dos aliados, mas estão sempre alimentando todos os tipos de conflitos e guerras, como um grande negócio do livre mercado.
Tentáculos em todos os países e usam seu capital para lucrar e desestabilizar governos que se destacam no cenário mundial.
É papel histórico do Brasil e do governo Lula realinhar a umidade política e territorial da América do Sul e da América Latina, como sonhou e lutou Simon Bolívar o libertador das Américas.
Bolivarianos Uni-vos!

Comentários

MAIS POPULARES

MEIO AMBIENTE E ECOLOGIA POLÍTICA: 40 anos de (des)encontros ambientais em um capitalismo predatório.

Trump: Que Tiro Foi Esse?

GEOPOLÍTICA: UM SÉCULO DE FASCISMO E SUAS MARCAS NA ATUALIDADE

É Possível Simplificar a Dialética de Marx?

Geopolítica - 75 anos de Guerra entre Israel e Palestina

AGASSIZ ALMEIDA - A Difícil Despedida de um Revolucionário.

Esquerda Unida Derrota o Fascismo Francês.

/A/Colheita de Ilusões

Recado para o Deputado Gustavo Gayer

A Destruição dos Cultivos de Oliveiras por Soldados e Colonos de Israel é o mesmo que arrancar a Alma e o Coração do Peito dos Camponeses Palestinos.