Guatemala - Democracia sob Ameaça de Golpe.
Se a gente fosse fazer uma resumida Retrospectiva Geopolítica para 2023, teríamos o Conflito na Ucrânia, envolvendo OTAN, UE, Rússia e Ucrânia; a crise no bloco da União Europeia, com ameaças ao Euro, criada pelos Estados Unidos; ameaças dos Estados Unidos aos chineses e ao Brics; eleição de lula no Brasil e tentativa de golpe, com extremistas nos portões do quartéis, que culminou com o terrorismo em Brasília (08/01); genocídio sionista em gaza que já dura mais de 100 dias, com mais de dez mil crianças mortas (média de mil crianças assassinadas em cada 24 horas); crise golpista no Equador com narcotraficantes e extremistas de direita e; desde agosto de 2023, a tentativa de golpe na Guatemala, que culminou com a posse de Bernardo Arévalo (Partido Semilla), o mais novo presidente da Guatemala. Considerado um progressista, em um dos países mais conservadores das Américas. Depois de muitos protestos dos seus apoiadores, tomou posse as duras penas, na madrugada desta segunda-feira (15/01).
Nas ruas, seus apoiadores foram violentamente agredidos por militares armados e depois de quase dez horas, finalmente foi empossado.
A tentaviva de golpe já se estende desde agosto de 2023, quando foi eleito, juntamente com seus parlamentares. As articulações golpistas dentro do Congresso da Guatemala foram de ataques ao Partido Semilla de Bernado Arévalo, que foi suspenso, depois de sua eleição, além de vários processos para impedir sua posse e seu governo, além de tentar dar posse aos congressistas do Semilla, de forma independente.
A posse ocorreu depois de muita pressão, inclusive internacional. Do Brasil, estava o Vice Presidente José Alckmin, que deu importante declaração de apóio ao presidente eleito, além de assinar uma declaração juntaicom outros presidentes, pedindo o respeito a democracia e a garantia de posse a Arévalo.
Os grupos de Direita e Extrema Direita, só respeitam a via democrática enquanto estão no controle do poder, mas basta perder espaço, que passam a aracar os valores e princípios democráticos.
Instituições como a ONU, OEA, UE e outros, condenaram as tentativas de golpe e estão solidárias e apoiam o atual presidente Bernardo Arévalo (Partido Semilla).
Estamos alerta e sempre afirmamos que a Democracia é uma construção diária. Não podemos baixar guarda.
Viva a democracia guatemalteca!
-------"------"-------
Por Belarmino Mariano. Imagem das redes sociais. Fonte Brasil de Fato (BdF).
Comentários
Enviar um comentário