Apagar o(a) professor(a) é apagar o futuro...

Por Belarmino Mariano
Quem têm medo dos professores e das professoras?
Monstruoso(a)? Assustador(a)? Perigoso(a)?
Bicho(a) papão?
Me dar a impressão que para alguns a profissão de professor, professora é terrivelmente perigosa, mas não é perigosa como a dos(as) bombeiros (as), aqueles(as) que apagam o fogo e cessam o incendio.
Quais são os motivos para tantos ataques a classe docente? A desvalorização é o maior desrespeito contra a categoria dos que te ensina e te prepara para a vida.
O trabalho do(a) professor(a) é fora de série, por isso causa tanto medo. Muitos acham que o(a) professor(a) faz a consciência das pessoas e isso é um grande perigo. Quando na verdade, a consciência não se faz num dia, mas no dia da consciência de cada um. Ensinar a pensar é o que diferencia a nossa espécie das demais. 
Aí talvez resida o grande medo de alguns, pois quando a gente aprende a pensar, despertamos a nossa consciência, tanto para o bem quanto para o mal, saberemos distinguir o certo do errado. Então, o que há de perigoso nisso?
Na verdade, professores(as) só são monstruosos(as) para aqueles que pretendem manter as pessoas alienadas, desinformadas e obedientes a um sistema de exploração, concentração de riquezas e desigualdades.
Estes sabem que a educação transforma a compreensão de mundo das pessoas e revela os erros do sistema, as fraquezas e vulnerabilidades que só se sustentam, onde a educação é barrada, sucateada e limitada.
Por isso, tantos ataques, tanta desvalorização e até humilhação contra docentes. 
Quer viver em um mundo melhor e mais digno invista na educação e em quem é a mola mestra para o saber. Professoras, professores, educadores, educadoras e todos(as) da educação, pois só assim seremos humanidade. 
O grande medo da categoria docente é inversa a dos(as) bombeiro(as). Pois somos os(as) incendiários(as) e o fogo do despertar da consciência é muito difícil de apagar. Se tem fogo, chá os(as) bombeiros (as). Se tem escola, alguns perguntam, daria pra vir sem professores? Numa tentativa de apagar a categoria.
Professores são seres de altíssima periculosidade, pois têm as armas para o despertar da consciência humana e a mente desperta expande a consciência ao infinito, ao insondável e ao imprevisível. Uma pessoa que desperta sua consciência poderá se tornar Hierofante.
Esse é o grande medo, o grande perigo, mas apagar o professor é apagar o futur...
Imagem. Adaptada do Sindicato dos professores da Paraíba.

Comentários

MAIS POPULARES

MEIO AMBIENTE E ECOLOGIA POLÍTICA: 40 anos de (des)encontros ambientais em um capitalismo predatório.

Trump: Que Tiro Foi Esse?

GEOPOLÍTICA: UM SÉCULO DE FASCISMO E SUAS MARCAS NA ATUALIDADE

É Possível Simplificar a Dialética de Marx?

Eleições dos Estados Unidos é Tudo a Mesma Coisa?

Recado para o Deputado Gustavo Gayer

Esquerda Unida Derrota o Fascismo Francês.

AGASSIZ ALMEIDA - A Difícil Despedida de um Revolucionário.

/A/Colheita de Ilusões

Extremos Climáticos, Crimes Ambientais e Acidentes Automobilísticos.