O que é ser pior que um traficante!?

Por Belarmino Mariano - 
Se o filho do inelegível acha que professores doutrinadores são piores que traficantes, significa que ele acha que os traficantes sejam melhores que doutrinadores.
Doutrinação dogmática sempre foi um problema da filosofia desde os gregos. Quanto aos professores doutrinadores e dogmáticos, existem principalmente, em grupos conservadores extremistas, seja de direita.
O que é um doutrinador? Para o senso comum, se trata daquele que ensina a partir de dogmas e de ideologias extremistas e não da ciência em si. 
Mas não podemos entender ideologia ou doutrina como imposição de ideias, pura e simples, como alguns usam ou fazem, pois será preciso considerar princípios éticos em relação as doutrinas, sejam elas políticas, econômicas, sociais e até mesmo culturais.
Geralmente só é doutrinado, aquele que não consegue pensar livremente. Apenas para exemplificar, os meios de comunicação tentam nos doutrinar ao consumismo, mas existe o consumo consciente e a educação para o consumo sustentável e sem desperdício.
O Direito é uma das poucas áreas do conhecimento humano em que a Doutrina é um princípio elementar. Isso não significa dizer que as doutrinas jurídicas estejam ou sejam erradas, pois as escolas ou os operadores do Direito interpretam as leis, com base em arcabolsos historicamente construídos. Mesmo assim, o pensamento jurídico é uma das áreas que mais se atualiza e se renova, derrubando velhos dogmas e doutrinas ultrapassadas.
O filho do inominável, como alguém formado em Direito, acha que seus professores eram piores que traficantes? Só porque seus mestres utizaram métodos e bases doutrinarias em suas áreas jurídicas? Será que todos eram doutrinadores, no sentido negativo do termo?
Acredito que não exista neutralidade ou que os professores não possam ter o direito da livre cátedra, pois a contradição e a liberdade de opinião é o elemento mais saudável do mundo acadêmico. As ideologias como tais precisam ser discutidas analisadas, quetionadas e nunca impostas. Toda ideologia imposta vira modelo autoritário como por exemplo o fascismo. 
O professor se formou e aprendeu métodos de ensinar sem doutrinar os estudantes e, se acaso tentam doutrinar, os próprios estudantes questionam o método do docente, gerando debates para além do campo das opiniões.
O próprio Karl Marx, o principal teórico da burguesia e do capitalismo, sugeriu o Materialismo Histórico e Dialético (MHD), como maneira de escaparmos dos dogmas e da doutrinação. Mesmo que, alguns pouco tenham dogmatizado o pensamento de Marx. Mas o método dialéctico, questina a verdade e a realidade o tempo todo. Isso é um antídoto contra dogmas e doutrinamentos.
Mesmo assim, o dogmatismo e doutrinação são muito mais problemas das religiões do que da ciência, em que a fé, a crença e as acrobacias imaginativas são mais valiosas, do que a experiência e a comprovação dos fatos, ancorados pela realidade e racionalidade. Mas é comum observar que os doutrinadores na escola, ou em qualquer lugar, geralmente querem impor suas seitas, crenças e mentiras como se fossem valores comuns.
Os pastores e demais religiosos pregam a fé com base em dogmas, por tanto são doutrinadores e querem que seus fiéis sigam seus ensinamentos como doutrinas e, como tais, seriam terrivelmente piores que traficantes?
Nos Estados Unidos, a Extrema Direita prega a "Doutrina do Estado Manifesto", na qual acreditam que Deus os escolheu para governar o mundo. Em muitas escolas americanas, a Teoria da Evolução das Espécies não pode ser ensinada e no seu lugar as crianças aprendem o dogma doutrinário cristão do "Criacionismo". Será que esses professores doutrinadores dos USA sejam piores que traficantes?
As escolas militares e cívicas militares, diferente das escolas públicas comuns, são modelos doutrinários dogmáticos, pautados pela ética militar. Será que seus professores são piores que traficantes?
Como professor de geopolítica vivo o constante processo de apresentar aos estudantes, ideologias conflitantes,  contraditórias, além de guerras de narrativas ideológicas, para além dos campos de batalhas da realidade.
Significa dizer que, a minha ética profissional exige profundidade de conhecimento para nunca cair no simples e tedioso processo reprodução do senso comum. Mesmo que alguns idiotas, possam me considerar um manipulador de mentes, ou um professor doutrinador perigoso, ao ponto de desagregar as famílias dos estudantes, sempre honrarei meu juramento ético profesional.
Todos sabemos que os traficantes eram aqueles que destruiam familiares e levavam os jovens para o mundo do crime e para os territórios sem leis, onde imperavam a violência e o crime a sangue frio. 
Nesse caso e, na visão dessa galera da extrema direita, liderada pelo filho do inelegível e aplaudida pela bancada da bala, seria melhor deixar os filhos nas mãos dos traficantes, pois estes seriam menos perigosos do que os professores?
A ideia de professor doutrinador na visão dessa carcassa humana é apenas para os professores que pensam criticamente, que criticam fake news ou que tem posição ideológica mais a esquerda.  Essa visão maniqueísta, só vale para professores que combatem o fascismo, nazismo e ataques à democracia.
Do mundo da ignorância proposital e das ações dogmáticas e doutrinárias nascem os seguidores do fanatismo, os adoradores de Olavo de Carvalho e a doutrina dos terraplanistas.
Daí a explicação para o obscurantismo medieval e a anticiência, antivacina e antidemocracia em pleno século 21. Assim, eles conseguem convencer os ignorantes e idiotas, as piores práticas de insanidades, como invadir uma escola portanto uma arma de grosso calibre,  atirando contra professores e estudantes.
Na mente de um sujeito que só cabe uma terra plana, professores são perigosos demais, logo, precisam desprezar essa classe, esses seres que iluminam as mentes juvenis.
Eu costumo dizer aos estudantes que ninguém consegue fazer a consciência de ninguém, pois a consciência não se faz num dia, más no dia da consciência de cada um.
Estamos falando de (Cons)Ciência, de compreensão racional do mundo e das relações sociais, estamos falando de princípios, teorias, métodos e leis. 
Os que apostam no Reino da Ignorância, alimentam feras servis e obedientes a propósitos irracionais, como adorar pneus, pedir intervenção militar ou chamar corrupto confesso de mito, além de praticar crimes como a tentativa de golpe contra a democracia no dia 8 de janeiro de 2023.
Ao considerar um professor como pior que um traficante, na escala em que  os traficantes e milicianos são o pior da espécie humana, esse ser desprezível, filho do desprezível e inelegível, travestido de senador da república, envergonha o país e as instituições.
Ainda assim, caminha livremente, enquanto ataca a democracia e ameaça as pessoas com a propagação indiscriminada de armas, fake  news e discurso de ódio.
Será que não existem jaulas nesse país, pois salas de aulas não lhes serviram de nada!? 
#semanistia, golpistas na prisão, pous #fascistasnaopassarao


Outras leituras

Comentários

  1. Esse tipo de gente que prega contra professores, ataca as instituições escolares de um modo geral sobretudo, as Universidades nas quais estão os Cursos Superiores. Qualquer teoria é descritiva e ao ser seguida é prescrita, isto é, desempenha o status doutrinário. Até quem fala mal do professor segue uma doutrina: a de desmontar a educação.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

MAIS POPULARES

MEIO AMBIENTE E ECOLOGIA POLÍTICA: 40 anos de (des)encontros ambientais em um capitalismo predatório.

Trump: Que Tiro Foi Esse?

GEOPOLÍTICA: UM SÉCULO DE FASCISMO E SUAS MARCAS NA ATUALIDADE

É Possível Simplificar a Dialética de Marx?

Geopolítica - 75 anos de Guerra entre Israel e Palestina

AGASSIZ ALMEIDA - A Difícil Despedida de um Revolucionário.

Esquerda Unida Derrota o Fascismo Francês.

/A/Colheita de Ilusões

Recado para o Deputado Gustavo Gayer

A Destruição dos Cultivos de Oliveiras por Soldados e Colonos de Israel é o mesmo que arrancar a Alma e o Coração do Peito dos Camponeses Palestinos.